sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Observatório Social de Lages apresenta trabalhos


Observatório Social de Lages apresentou devolutiva quadrimestral



Mantenedores, voluntários, cidadãos, colaboradores  e conselheiros administrativos e consultivos do Observatório Social de Lages (OSL) estiveram nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, reunidos na CDL Lages para reunião de devolutiva quadrimestral das atividades da entidade.

Foram apresentados números e as ações de cada uma das quatro frentes de atuação do OSL - Controle Social, Educação Fiscal, Empreendedorismo e Transparência. Dentre as ações de destaque estão as palestras e momentos de troca de informações com alunos das escolas de Lages, seja com a equipe do OSL se deslocando até elas ou com a recepção dos estudantes na sede da entidade. Outro destaque são os resultados gerados em economia para a cidade com o apontamento de fragilidades nos editais dos processos de licitação, assim como o acompanhamento das atividades do legislativo. Esta parte de controle social ganhou ainda mais força a partir do início do acompanhamento  das entregas dos produtos, bens e serviços adquiridos nos certames, trabalho feito por três voluntários do OSL.

Para Fabiano Ventura, presidente do OSL a soma das ações com a prioridade pela transparência através da divulgação de todas as ações seja na rede social oficial do OSL ou através das reuniões quadrimestrais ou relacionamento com a imprensa, têm reforçado os objetivos do Observatório. “Somos parceiros do poder público e nosso objetivo é apenas prevenir e garantir o controle social por meio da fiscalização do destino dos recursos públicos”, afirma Fabiano. O presidente também fez um apelo no sentido de convidar os presentes a divulgar o trabalho do observatório e convidar mais pessoas a o conhecerem. “Isso pode fazer com que tenhamos mais voluntários e aí podemos ampliar ainda mais o nosso braço de atuação dentro das premissas do Observatório Social do Brasil”.

Lançamento do Projeto Engenheiro Cidadão

Lançado em  novembro o projeto Engenheiro Cidadão é voltado para os acadêmicos do curso de Engenharia e Arquitetura, e visa o acompanhamento das licitações de obras públicas do município de Lages.

Juntamente com os voluntários do OSL e  de professores da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer na prática os processos licitatórios,  analisando projetos, editais e  especificações técnicas,  quantitativos de planilhas orçamentárias, entre outros aspectos técnicos cruciais para a qualidade das obras.

O projeto já rendeu frutos e vários processos tem passado pela análise dos estudantes e profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...