segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Natal Felicidade em Lages


Natal Felicidade segue até o próximo dia 23 no Parque Jonas Ramos, o Tanque



Público lotou uma das principais praças de Lages para prestigiar a entrega da chave da cidade pelo prefeito Antonio Ceron ao Bom Velhinho 
A Serra Catarinense entrou definitivamente em clima de Natal. Na noite deste domingo, 3 de dezembro, a abertura do Natal Felicidade 2017 levou famílias inteiras ao Parque Jonas Ramos, o Tanque, um dos locais mais frequentados da cidade e que abrigará toda a programação até o próximo dia 23.
Conforme estimativa do comando da Polícia Militar, pelo menos cinco mil pessoas prestigiaram o evento neste domingo. As atrações culturais iniciaram ainda no período da tarde, aproveitando a grande presença de público no parque.
A abertura oficial começou pontualmente às 21h com o Grande Coral, formado por músicos lageanos que apresentaram "Noite feliz" e outras canções natalinas. No cerimonial, foram citados os nomes das vítimas do episódio ocorrido na tarde da última sexta-feira, quando um motorista invadiu o calçadão central de Lages e atropelou seis pessoas. Assim, todo o público foi convidado a abraçar o Tanque e rezar pela recuperação dos feridos. Na sequência, a música Imagine, de John Lennon, foi cantada como um apelo por paz no mundo.
Depois das homenagens, o grande momento foi a chegada do Papai Noel, que apareceu em um trenó aquático no lago do Tanque. O prefeito de Lages, Antonio Ceron, entregou a chave da cidade ao Bom Velhinho e desejou que o Natal seja marcado por amor, paz, felicidade, tolerância e perdão.
"Papai Noel, peço ao senhor que leve esse espírito a todas as famílias lageanas".
Papai Noel, por sua vez, pediu ao público que se irmane e se abrace no amor e na prosperidade.
"Lages tem o povo mais aguerrido, trabalhador e solidário que eu conheço mundo afora".
A primeira noite do Natal Felicidade 2017 foi encerrada com o espetáculo Messiah, uma montagem de artes cênicas com atores, corais e música instrumental, além de cenários de águas sincronizadas, luzes, sons e efeitos que contam a história do início do mundo e do nascimento de Jesus Cristo.

Um domingo diferente no Tanque



Tradicional ponto de encontro das famílias lageanas nos domingos de sol e temperatura agradável, o Tanque recebeu uma multidão incomum. A programação do Natal Felicidade começou às 18h, mas bem antes, muita gente aproveitou para passear e garantir um bom lugar para apreciar os shows.
Sentadas em cadeiras, banquinhos, toalhas ou diretamente na grama, famílias inteiras aproveitaram para tomar um chimarrão, comer uma pipoca ou mesmo colocar a conversa em dia.
O empresário Reinaldo Silva, a esposa Maria e filha Eduarda, do bairro Tributo, aprovaram a escolha do parque Jonas Ramos para concentrar as atividades natalinas.
“Aqui tem bastante espaço e uma visão privilegiada”, comentou Reinaldo.
Já a aposentada Maria das Graças Oliveira Pereira, que tem problemas de locomoção e depende do auxílio de muletas, aceitou o convite dos filhos para prestigiar a abertura pelo fato de poder assistir as apresentações sentada.
“Fazia alguns anos que eu não vinha para o centro nessa época, mas aqui é um lugar grande e acessível”.

A música e a cor dos Seresteiros de Natal

Fora do palco principal, uma atração chamou a atenção de quem estava no Tanque aguardando a abertura da programação. Com roupas coloridas, chamativas, cheias de detalhes, cantando e tocando instrumentos como flauta, gaita, timba e violão, o grupo Seresteiros de Natal, formado por artistas lageanos, fez diversas intervenções junto ao público.
“A gente vai andando e o povo vai chegando para ouvir nossas canções e brincadeiras que falam sobre o Natal, com uma linguagem que mistura música e teatro”, explica o diretor e ator Nelson Formiga.
Segundo ele, a proposta do projeto, viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, é fazer o resgate da figura do Menestrel, aquele artista que surgiu na Idade Média recitando e cantando poemas em versos. Por isso a escolha do figurino com referências aos arlequins, duendes e da comédia Dell’Arte.

Programação desta segunda-feira, dia 4, será no bairro Centenário

Nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, não haverá programação no Tanque. As atividades estarão concentradas na Escola Municipal Professor Antônio Joaquim Henriques, no bairro Centenário, numa proposta da Prefeitura de levar o Natal às comunidades, num total de nove.
O evento começará às 19h, com o "Nosso Natal"; seguido do "Presépio harmônico", às 19h30min; "Auto de Natal", às 20h; "Banda do Papai Noel", às 20h30min; e a chegada do Papai Noel, às 21h. As atrações no Tanque retornam na terça, dia 5, às 20h, com o show de Diogo Portugal.

Fotos: Pablo Gomes / /Marcelo Pakinha e Nilton Wolff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...