quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Professor Leonardo Secchi

AS OPÇÕES PARA O BRASIL EM 2018

Se há uma coisa que é mais ou menos consenso, entre os que analisam a atual política brasileira, é que as eleições presidenciais do próximo ano serão um divisor de águas para a história política do Brasil. E não é apenas retórica. Nas próximas eleições, estarão em jogo visões diametralmente opostas de país, e o eleitor será chamado a escolher qual será o caminho político que todos nós deveremos trilhar, possivelmente pelas próximas quatro ou cinco décadas!
Pelos números que as pesquisas mais recentes nos apresentam, o brasileiro parece tentado a experimentar algo novo, mas este novo ainda está muito difícil de definir, por outro lado o velho modelo político teima em se manter vivo, a despeito de estar apodrecido e em evidente estado terminal.
A velha dicotomia esquerda-direita ainda persiste, mas sofre de um anacronismo agônico. Em meio a escândalos que levam os principais nomes de partidos antagônicos como PT e do PSDB ao descrédito, não existe, até o momento, uma proposta política que consiga dar conta de uma nova realidade que atropela conceitos, ideologias e formulações teóricas. A realidade se impõe no desemprego e na desconfiança das instituições, porém a resposta mais comum dos representantes é o apego ao próprio foro privilegiado, ou seja, uma total desconexão com a população e suas necessidades.
Nas próximas eleições, enquanto a esquerda tenderá a se radicalizar, preservando de forma patética o próprio nicho, e para isso precisa de um discurso que fatalmente a levará a um novo estelionato eleitoral (como o ocorrido em 2014!); a direita voluntarista, procura de forma errática e pouco convincente, um discurso econômico que possa seduzir o “mercado”, enquanto no trato das questões sociais e dos costumes, nem ousa dizer seu nome...
Diante deste quadro, nos resta como eleitores e cidadãos o compromisso de buscar uma proposta um pouco mais equilibrada, mais ao centro, que consiga, a um só tempo, indicar um caminho seguro para a política econômica de longo prazo, fazendo as reformas de que o Brasil necessita, e buscar urgentemente um clima de união nacional, através de compromissos programáticos tanto em prol do bem estar social, quanto em prol do desenvolvimento econômico sustentável, para que o país possa consolidar de uma vez por todas sua jovem democracia , podendo juntar-se, enfim, ao grupo de nações desenvolvidas que garantem aos seus povos vida digna e instituições sólidas.


Leonardo Secchi é Pós Doutor em Políticas Públicas pela Universidade de Wisconsin (EUA) Professor na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da UDESC em Florianópolis e autor do livro Políticas Públicas - Conceitos, Esquemas de Análise, Casos Práticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...