quinta-feira, 27 de abril de 2017

Servidores comissionados passarão por curso como voluntários da Defesa Civil

A capacitação e treinamento devem ter início no dia 3 de maio, próxima quarta-feira

Por solicitação do prefeito Antonio Ceron, o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do município, Jean Felipe Silva de Souza, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), e em parceria com o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), criou um projeto de capacitação exclusivamente para servidores comissionados da Prefeitura de Lages, com o objetivo de atuarem diretamente como voluntários nas ações da Defesa Civil. A ideia é atribuir aptidão aos funcionários para melhor atender à população nos casos de eventos adversos no município, como enchentes, vendavais e deslizamentos de terra.
A capacitação e treinamento devem ter início no dia 3 de maio, próxima quarta-feira. As instruções devem ser ministradas na sala de aula do próprio Corpo de Bombeiros. No cronograma consta previsão de aulas nos dias 3 (das 18h às 22h), 6 (13h às 19h), 10/05 (18h às 22h) e 13 de maio, das 13h às 19h.  Em cada um dos dias haverá um intervalo de 15 minutos.
Já existe uma proposta de grade curricular com as datas das aulas, carga horária e descrição de cada aula para apreciação. Serão 20 horas/aula de curso. Na descrição de aulas estão noções de Defesa Civil; ações preventivas; redução e prevenção de desastres; primeiros socorros (avaliação inicial da cena, sinais vitais, ferimentos, hemorragia, fraturas, queimadura, choque elétrico, desmaios); práticas de primeiros socorros (imobilização e contenção de hemorragias); práticas com embarcação a motor e a remo, e noções de prevenção e salvamento em ambientes aquáticos - treinamento no Salto Caveiras.

União em convênio

A parceria com o Poder Público e outras instituições está entre as metas do comando do 5° Batalhão de Bombeiros Militar e está prevista no convênio firmado entre a companhia e a Prefeitura de Lages. O documento diz que os bombeiros estão dispostos, também, a assessorar o Poder Público municipal nos assuntos ligados à Defesa Civil e à segurança contra incêndios.

Foto: Marcelo Pakinha
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...