terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Espaço para atividades sustentáveis é reivindicado ao prefeito

A parceria com a prefeitura só depende do parecer jurídico para que a cessão da área seja efetivada
Integrantes da recém-criada Associação Comunitária Passeio Universitário (ACPU) mantiveram reunião com o prefeito Antonio Ceron, na tarde desta segunda-feira (20). Além da apresentação da entidade, foi também formalizado o pedido para que o município conceda para novo aproveitamento uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, localizada em frente ao Centro Serra, no bairro Universitário. Atualmente, a mesma área consta como destinação a um estacionamento. A proposta é que ela passe a ser utilizada na educação ambiental, fomentada e coordenada de maneira coletiva pela comunidade, com a implantação de uma horta sintrópica, ou seja, que agregue princípios e técnicas de produção de alimentos integrados com a floresta.
Para por em prática o projeto, de acordo com a possibilidade de uso sustentável da área requisitada, os moradores locais, já contam com a parceria de diversas instituições como o SESC, o CAV-UDESC, UNIPLAC, SENAI, Polícia Ambiental e o Centro Vianei. Em caso de concessão, o local será transformado em uma horta comunitária, contando ainda com um jardim botânico, além de espaço terapêutico, sistema agroflorestal e um espaço para diversas atividades de educação ambiental. Caso a tramitação legal se conclua, a ideia é fazer o lançamento do projeto no próximo Dia Mundial da Água, em 22 de março. “Além de tudo, será preciso fazer um forte trabalho de conscientização e buscar a aproximação da comunidade, como parte integrante do projeto”, completou a presidente da ACPU, Sílvia de Oliveira.
O prefeito Antonio Ceron gostou da iniciativa é colocou a prefeitura como parceira. No entanto, antes de dar o aval por completo, reiterou que precisa apenas se cercar de algumas informações jurídicas, e também de como a Secretaria de Planejamento e Obras poderá proceder na cessão da área para este propósito comunitário. “É um projeto piloto bonito; que deverá começar pequeno, mas que poderá atingir uma grande proporção e com muitos benefícios”, salientou o prefeito. A reunião ainda contou com a presença do secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, e do vereador Samuel Ramos.

Ascom PML/Fotos: Greik Pacheco


 



Outras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...