quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Daqui prá frente o presidente Michel Temer tem que sair do marasmo que está sendo o seu governo, para uma gestão mais dinâmica e de bons resultados, principalmente na área  econômica, onde o País está num verdadeiro precipício, somente similar à crise de 1930, segundo o que se comentam  os analistas econômicos dos principais veículos de comunicação do País. Com a cassação de Dilma Rousseff  pelo Congresso, Michel Temer saiu da interinidade para assumir em definitivo a presidência da República. Espera-se que ele, através da sua equipe econômica  consiga devolver à Nação  o desenvolvimento  com o fim da recessão .


Senado cassa Dilma Rousseff. Fez-se Justiça? Que o Brasil tome o rumo certo!

Ninguém de sã consciência pode afirmar categoricamente que, juridicamente, foi um julgamento imparcial. Resta agora, aguardar que Michel Temer mostre para o que veio, já que, doravante passa a ser o legítimo presidente da República, cargo que até hoje pela manhã assumia interinamente. E, foi, justamente na interinidade que o seu governo ainda não conquistou a confiança da população brasileira. A crise política e econômica continua e não tem data para terminar.

O Senado Federal aprovou por 61 votos a favor e 20 contra, o impeachment de Dilma Rousseff. Assim a petista teve o mandato cassado e Michel Temer, PMDB, assume definitivamente a Presidência da República. O julgamento ocorreu nove meses após o início do protesto contra Dilma Rousseff e depois de seis dias de discussões entre parlamentares, defesa e acusação no Congresso. 

Fazer economia sem demitir? Papo furado!!!

Disse um candidato a prefeito, que, “a Prefeitura de Lages tem 439 cargos comissionados e 5.512 pessoas na Folha de Pagamento. Podemos trabalhar  com menos gente e ter uma economia de 1 milhão por mês”. Já que o postulante disse que vai trabalhar com “menos gente”, isso quer dizer que, s ele for eleito haverá uma devassa na Prefeitura Municipal de Lages. Com certeza vai demitir “à rodo”,como se diz no linguajar popular.  Tem horas que é melhor permanecermos calados para não dizer bobagem. Com esses comentários, certamente os servidores municipais vão querer vê-lo pelas costas, ou seja, longe da Prefeitura de Lages. Ainda desse mesmo candidato, eis outra pérola: “apesar do meu vice ter experiência, a saúde do lageano quem vai cuidar sou eu. Quero ir diariamente nos postos de saúde, antes de ir para a Prefeitura, para conferir se todos estão sendo bem atndidos”. Não dá para acreditar que esse candidato disse isso. Ele já tem um problema de saúde, você acha leitor que esse cidadão vai percorrer logo de manha os postos de saúde? E,mesmo que fosse, o que vai adiantar a presença dele numa Unidade de Saúde? É médico? Não é! Vai comprar remédio aos pacientes? Nem pensar. Então foi mais um chute no pé dele próprio. Falar de Saúde com umas acusações que existem por aí, é meio complicado heim???!!!!

Limpar a cidade para vândalos emporcalhar. Até quando?

Enquanto o pessoal da Limpeza Pública Municipal trabalham para deixar a cidade limpa, outros fanfarrões a emporcalham  nas madrugadas das sextas feiras frente a uma boate na avenida Presidente Vargas. Esses “borrachos”, vândalos, sem a mínima noção de higiene, numa verdadeira demonstração de que não tiveram educação de berço deixam suas marcas nas calçadas através dos lixos que jogam, como, copos plásticos, guardanapos, garrafas pet, quebram litros e deixam os cacos podendo causar ferimentos nas pessoas que de manhã transitam por aquele local. Os moradores adjacentes àquele “salão de baile” estão cansados de toda manhã de sexta feira terem que limpar a “porquisse” dessa gente. A título de colaboração com a sociedade, o proprietário dessa boate deveria fazer um trabalho de conscientização, colocando cartazes no recinto proibindo jogar lixo na calçada. Segundo informações, a maioria dos autores dessa situação são menores de idade, gangues que, ficam ingerindo bebidas alcoólicas, fumando maconha etc. Depois do baile vão para o Tanque destruir o patrimônio público e causar mais sujeiras. Cadê as autoridades para coibir essas investidas de quem deveria estar dormindo em suas casas e não pelas ruas praticando verdadeiras badernas.

Enquanto vivemos a Semana da Pátria outros a denigrem

O Poder Público Municipal está fazendo a sua parte. A rua Duque de Caxias está sendo ornamentada com as cores verde e amarelo alusivo à Semana da Pátria, culminando com a data de 7 de Setembro quando os bons cidadãos brasileiros comemoram a Independência do Brasil. Por ironia do destino, alguns péssimos brasileiros fazem parte de um bando querendo a divisão do País. O repúdio a essa gentalha. O dia deles chegará. Quem viver verá. Apoie o Movimento “Brasil Único – Dividir nunca”.

Pai é o que cria. Até a oposição apoiou

Com o recente lançamento do Condomínio Industrial, cognominado “Lages Business Park” pelo  prefeito Elizeu Mattos, já teve vereador que se alvoroçou e, na Tribuna do Plenário da Câmara Municipal disse em alto e bom som, com todas as letras que,  o projeto é seu. Um candidato a vice  prefeito foi mais longe. Com tanta certeza da vitória nas eleições, disse que ele e o candidato que formam a Chapa do seu partido construirão o Lages Business Park. Isso pode ser interpretado como propaganda política. Que decida a Justiça Eleitoral , basta requerer a fita na Câmara Municipal que tem a gravação e encontrarão  o chamamento do afoito vice candidato a prefeito de Lages.

Dilma Rousseff na corda bamba. Hoje é o dia.

Culpada ou inocente, os senadores, praticamente já decretaram sua condenação. Essa atitude não tem apoio de muitos chefes de Estado pelo mundo afora. No Brasil, há que o apóia. Enquanto, até aqueles que votaram nela hoje querem vê-la pelas costas, principalmente as mulheres, comumente cognominaram carinhosamente de “vaca”. Pelo preconceito quase generalizado e  pelo machismo dos políticos, tão cedo uma mulher voltará a ser presidente da República. No campo jurídico, o Brasil é conhecido e até se tornou famoso “o maior erro judiciário brasileiro”, que, se tornou um Best seller e até filme, “O caso dos Irmãos Naves”, um fato que aconteceu no Estado de Minas Gerais. Demorou algumas décadas para reconhecerem a falha da Justiça Pública daquele Estado. Aliás, erros e injustiças existem pelo Brasil afora. Nos presídios espalhados pelo território nacional, se procurando, vão encontrar alguns injustiçados. No caso de Dilma Rousseff, juridicamente interpretando, podemos estar frente a mais um erro. Se provarem a culpabilidade, dentro da lei, a condenem. Será que ela não foi uma vítima do poder ou de alguns políticos mal intencionados?  Só o tempo revelará.

“Serrano vota em Serrano”? Nem sempre!!!

Se o eleitor fosse levar em consideração, “no pé da letra”, o slogan que  aconselha o eleitor somente votar em serrano. Vejam bem! Partindo dessa premissa, a começar pelos candidatos a prefeito de Lages. Nenhum deles é serrano. Antônio Ceron é natural de Tangará. Roberto Amaral é nasceu em São Paulo , é, portanto, paulistano. Marcius Machado é gaúcho. Ou seja, que  parece. Lages não vai ter prefeito eleito, pois “Serrano vota em Serrano”. Lorota de péssimo gosto. Os três postulantes, realmente não são serranos; porém, são cidadãos ilustres que já fizeram muito por Lages, e, que, estão imbuídos de continuarem a fazer o bem pela cidade que escolheram para morar. São todos lageanos de coração. Que vença o de maior preferência dos eleitores.

Estão usando a Tribuna do Plenário da Câmara Municipal para fazer propaganda política. Cadê a Justiça Eleitoral?

Considerando que uma Câmara Municipal de Vereadores é a legítima Casa do Povo, onde se legisla em benefício da população,acredita-se que não pode e não deve ser permitido a veiculação de propaganda eleitoral no Plenário do Poder Legislativo por vereadores candidatos no uso da Tribuna. Os edis, candidatos ou não, devem lembrar que, o Plenário da Casa de Leis ou Casado Povo, no auditório por exemplo, inúmeros cidadãos de diversas matizes partidárias estão ali presentes. Não para ouvir propaganda desse ou daquele candidato; e, sim, para tomar conhecimento dos atendimentos das reivindicações que atendam aos anseios da comunidade como um todo. Cadê a  Justiça Eleitoral para fiscalizar os atos dos candidatos? Espera-se que haja uma providência imediata e os vereadores que realizaram  propaganda eleitoral a partir da Tribuna do Plenário sejam exemplarmente advertidos.  

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Observatório Social de Lages lançará importante projeto dia 31.

Bela ação do Observatório Social de Lages (OSL) que vai lançar dia 31 de agosto, amanhã, quarta-feira, no auditório da CDL, a partir das 19:00hs dois importantes projetos. Um deles, é o Voto Consciente. Segundo o OSL, o lançamento nas escolas e redes sociais tem o objetivo de alertar o eleitor lageano sobre a importância do voto.

A bem da verdade, não deixa de ser um bom exemplo essa iniciativa do Observatório Social de Lages, o que, infelizmente nos faz voltar ao tempo e relembrar um projeto que não deu certo: “Serrano vota em Serrano”. Por incrível quepareça, no ano em que lançaram essa idéia, foi quando mais apareceram os chamados “candidatos paraquedistas”. Definitivamente, não deu certo. Há quem diz que o projeto teve cara de preconceito. Se pensar, analisar e refletir. pelo lado  em que tanta se fala na liberdade disso ou daquilo, é de se supor que o eleitor tem o direito de votar em qualquer candidato que postula um poder legislativo, seja de onde for dentro do Estado de Santa Catarina.  

Campanha eleitoral de pobreza franciscana? Quem acredita? “História pra boi dormir”

Segundo o dirigente de um diretório municipal, também de um determinado partido, a campanha eleitoral de 2016 é de uma pobreza sem precedentes. Aí diz o outro: “me engana que eu gosto”. Claro que esse posicionamento do dirigente partidário tem muito a ver com o que preconiza a Lei Eleitoral, a qual determina limites para se gastar por cada candidato. E além do mais, está todo mundo ligadão no que o partido de oposição está gastando. Ninguém quer mostrar que existe  uma disposição de gastar como em outros tempos. Até porque, se ocorrem gastos elevados,  ou excessivos  “a emenda pode sair pior que o soneto”. De uma coisa é certa, não há como provar os gastos que um partido ou determinado candidato faz “por debaixo do pano”. Não que já tenha alguém fazendo isso. É apenas uma suposição e não acusação, E, por outro lado, quem tem que fiscalizar os partidos e os candidatos é a Justiça Eleitoral. Delação premiada e alcaguetagem só lada pelas bandas do Sérgio Moro. A missão de “dedo duro” é ofício de gente safada. A imprensa investiga sem parceria e sem fazer conchavos com quem quer que seja. Querem saber? Investigue!

No espaço da Sinotruck vai nascer o Lages Business Park O nome é bem criativo!

A Prefeitura Municipal, lançou na presença de convidados, autoridades, empresários e de alguns veículos da imprensa, o Lages Business Park que será implantado no local onde seria instalada a fábrica de caminhões chinesa conhecida por Sinotruck. Segundo o prefeito Elizeu Mattos, o prazo para o começo da construção da Sinotruck expirou dia 14 de agosto, e por essa razão, nada mais justo que lançar a implantação de um empreendimento que, segundo o prefeito poderá gerar até 10 mil empregos no futuro.
Ainda bem que para a vinda de uma indústria aeronáutica, a Novair, não doaram nenhum terreno, porque essa também não vem.
Todo político é especialista em trazer indústrias e outros empreendimentos para Lages. O Governador Raimundo Colombo é um deles. Certa vez, trouxe até o vice presidente da República, Marcos Maciel para dar mais sustentação  nos projetos ilusórios apresentados na época. Chega a ser cômico o que eles fazem, principalmente na época de  eleição ou logo que são empossados num cargo.

Vamos ver se o Lages Business Park não fica como o Projeto Ponte Grande. 

Vão passar as eleições. Vai chegar Natal e Ano Novo. E as obras do Projeto Ponte Grande não serão reiniciadas?

Essa é uma indagação que a população residente às margens da avenida Ponte Grande desejam saber: porque as obras estão paralisadas? Cadê o dinheiro que o Governo Federal já repassou à Prefeitura Municipal de Lages? Não queiram dizer que a crise econômica e política que atravessa o País, são os principais obstáculos que estão dificultando o reinício das obras. O prefeito de Lages, Elizeu Mattos, tem que dar uma satisfação à população sobre essa situação. Não se pode mais admitir que um projeto que vai beneficiar moradores de mais de 12 bairros permaneça sem ao menos ter uma explicação convincente. Aliás, já é hora do Ministério Público intervir nessa questão, pois segundo denúncias, no bairro Caravaggio, à beira do rio, há um banhado onde existem ratos, baratas, insetos e até cobras. Esse local está se tornando receptor de esgotos e poderá ser, se não tomarem providências, um vetor de transmissão de enfermidades, como a Dengue, por exemplo. Onde estão os Agentes da Saúde que nem sequer passam por lá. A secretaria de Infra estrutura e Obras muito menos. Nesses casos, só a Justiça Pública para resolver.


Salários: apenas a título de comparações. Nada vai mudar.

Como existem algumas cidadezinhas do interior nordestino, onde as prefeituras municipais não pagam nem a metade de um salário mínimo para as professorinhas, aqui em Lages há uma equiparação salarial que é no mínimo estranha. Vejam bem, enquanto  no Concurso Público que a Prefeitura Municipal de Lages vai realizar, o salário de um Procurador Geral do Município não chega a R$ 6 mil reais, cargo que é exercido por um advogado(a) que passou estudando no mínimo cinco anos num estabelecimento de ensino superior (Faculdade de Direito), um cidadão, semi analfabeto pode candidatar-se a vereador e,na hipótese de ser eleito vai ter uma remuneração de aproximadamente R$ 10 mil reais. Não é um  absurdo isso?  Coisas do Brasil. Por essas e outras razões que também existem muitos “Tiriricas” da vida ganhando horrores, mesmo sendo semi-analfabetos.

Ciclistas teimam em transitar pelas calçadas. Cavalos e cavaleiros também. Isso é tradicionalismo ou safadagem?

O Código de Trânsito Brasileiro, o  CTB, prevê sobre a mobilidade do ciclista. Em Lages, há uma Lei Municipal que proíbe o ciclista de trafegar montado em bicicleta pelas calçadas. Cadê os “Gralhas” que não enxergam isso? Cadê a Polícia Militar que também cuida do trânsito e não toma atitudes no sentido de coibir abusos de ciclistas que, a qualquer dia ainda vão atropelar pessoas idosas, crianças, etc. Nessa mesma condição de abusados, também estão alguns jovens que praticam skats e utilizam o passeio público ou o estacionamento  do Angeloni para realizarem suas manobras perigosas. E, se tudo isso não bastassem, principalmente nos finais de semana, cavalos e cavaleiros utilizam as calçadas para curtir a onda de tradicionalismo, ou são “folgados” mesmos. Pena que ninguém toma providências. É a mesma coisa que mandar ou escrever carta para quem não sabe ler.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Correia Pinto: Aeroporto Regional do Planalto Serrano não tem data para iniciar vôos comerciais.

Em setembro de 2015 difundiram que no primeiro semestre de 2016, a empresa aérea GOL iniciaria seus vôos comerciais, ligando Correia Pinto a São Paulo. Quatro meses faltam para terminal o ano de 2016, recentemente o Governo do Estado recebeu das autoridades da Aeronáutica um documento que possibilita dar entrada na ANAC – Administração da Aeronáutica Civil, o pedido de homologação para pousos e decolagens de uma empresa aérea no Aeroporto Regional do Planalto Serrano. Sabedor da burocracia e das exigências da ANAC, o governador Raimundo Colombo já avisou: “isso é demorado”. Partindo dessa premissa, é certo que em 2016 não haverá nenhum pouso ou decolagem no Aeroporto Regional que está sendo construído há mais de uma década e já consumiu aproximadamente R$ 50 milhões de reais. E, a bem da verdade, ainda consumirá mais alguns milhões para que um dia, sabe-se lá quando, aquela obra esteja definitivamente apta para realizar o que se propõe. Enquanto isso, Lages que saiu na frente, pois reformou o Aeroporto Correia Pinto que oferece toda a infra estrutura exigida pela ANAC, continuará com os vôos da AZUL,  transportando passageiros até ao Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP). Na verdade, o Aeroporto Regional não vai oferecer nada de melhor que o de Lages, tanto no comprimento e largura da pista como em outras circunstâncias. Aliás, para quem está em Lages, é muito melhor embarcar numa aeronave da AZUL, cujo aeroporto está na periferia da cidade, que ter que viajar mais de 24 quilômetros até Correia Pinto, para poder embarcar num avião de outra empresa aérea, praticamente com os mesmos destinos. Vai ser uma questão de opção. Enquanto isso, resta esperar pela boa vontade da ANAC. Quem sabe em 2017 ou 2018 o Aeroporto Regional do Planalto Serrano entrará em operação. E quando isso acontecer, por ser uma justa causa, que seja chamado Aeroporto Regional Comandante Ricardo Sell Wagner, o qual teve a idéia de implantar essa obra em Correia Pinto. Lá ele deixou na história o seu nome, também foi o primeiro aviador a aterrisar uma aeronave naquele aeroporto. Isso aconteceu logo que a pista recebeu a pavimentação asfáltica. Convém ressaltar que  as obras iniciaram nas gestões dos prefeitos Décio Ribeiro da Fonseca de Lages e de Demerval Batista de Correia Pinto. Cláudio Ziliotto, posteriormente, também prefeito daquele município teve importante participação na implantação do Aeroporto Regional do Planalto Serrano.


E a Operação Zelotes caiu no esquecimento da Polícia Federal? Há indícios de envolvimentos de bancos, grandes empresas e até a RBS afiliada da Rede Globo. Mudaram o alvo das investigações?

A Operação Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal em 26 de março de 2015 que, deveria, a princípio,  apurar as investigações de grandes empresas no esquema de corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), órgão colegiado do Ministério da Fazenda, responsável por julgar recursos administrativos de autuações contra empresas e pessoas físicas por sonegação fiscal e tributário. Pelo menos 70 empresas estiveram sendo investigadas. É verdade, “estiveram”. Hoje ninguém se comenta nada a respeito, Eis algumas dessas ditas empresas: GERDAU, BANK OF BOSTON, MUNDIAL-EBERLE, FORD, MITSUBISHI, BANCO SANTANDER, BRADESCO, BANCO SAFRA  e o GRUPO RBS afiliado da REDE GLOBO. Na época disseram que até o PP estava envolvido. Será? O que causa perplexidade é porque não deram continuidade nas investigações. O alvo agora é outro? PT, Lula e Dilma. O resto são intocáveis. São peixes grandes demais para suas  pescarias?  Pelo que se sabe, essas empresas envolvidas causaram um prejuízo aos cofres públicos na ordem de R$ 19 bilhões de reais, o que corresponde ao mesmo valor envolvido na Operação Lava Jato (estimado em R$ 20 bi) e supera em muito o valor envolvido em outras esquemas de corrupção já investigados pela PF, como o “mensalão”,  por exemplo.

domingo, 28 de agosto de 2016

Cabeamento subterrâneo pode virar arma poderosa de campanha eleitoral.

Diz o ditado que “o pior cego é aquele que enxerga e não quer ver”.  Os políticos podem até pensar que o  povo é bobo. Há pessoas bobas, retardadas, e até aquelas que vendem seus direitos de cidadanias. Como também há os políticos corruptos que induzem o eleitor a ser um corruptor. O certo é que, hoje em dia, depois das escancaradas falcatruas que apareceram  por todos os quadrantes do País, não adianta querer enganar a população com atitudes duvidosas. Claro que, para o Governador Raimundo Colombo, PSD, e para os candidatos dessa sigla partidária, não é nada bom que o prefeito Elizeu Mattos, PMDB, inaugure em Lages a iluminação com cabeamento subterrâneo. Todos sabem do impacto eleitoral que isso pode causar, Portanto, a Celesc, vai fazer o que determina o Governo, e não a vontade política do prefeito de Lages. Nesses momentos, o Governo não está nem aí com os interesses da comunidade. O importante agora é que essa obra não inaugure antes das eleições para não prejudicar o projeto político do PSD, que, em primeiro momento, nem sonhar pode, em perder as eleições em Lages, terra do Governador. É o prestígio desse lageano ilustre que vai estar em jogo. Até porque, seu projeto político futuro contempla ser,no pior das hipóteses Senador da República. Porém, o seu sonho é mais prá lá um pouco. Ele pode ser candidato a vice presidente da República de alguém em 2018. Portanto, perder a eleição em Lages? Nem pensar! E como a iluminação por cabeamento subterrâneo é uma campanha publicitária que serviria ao PMDB, só poderá acontecer depois das eleições de 02 de outubro de 2016. E olhe lá!!!! . A Celesc tem seus argumentos, o Governo também, e assim por diante. E,mais uma vez, as picuinhas políticas prejudicam a comunidade como um todo.   

Crescem os olhos na campanha eleitoral com mais criatividade

O que se pode esperar da candidatura a vereador de quem já está desfrutando de mandato, que é presidente da Câmara Municipal, filho de um ilustre desembargador que, antes foi Juiz em Lages e deixou por aqui muitos amigos. E além do mais, o vereador Thiago Oliveira, PMDB, é jovem e têm muitas amizades na cidade, até mesmo com aqueles que exercem a sua mesma formação profissional, os advogados. E tem mais, a Justiça Eleitoral permite que seus gastos cheguem até em R$ 38 mil reais. Com todos esses predicados, é de se esperar que a candidatura desse jovem vereador que pleiteia a reeleição, seja de fato, a mais visualizada em Lages. Seus amigos, estão plotando seus veículos, fizeram o lançamento da candidatura e são cabos eleitorais do postulante. Até aqui, nada demais. Não cresçam os olhos, façam suas campanhas com o que todos têm nas mãos, nos bolsos e na cabeça.Apresentem bons projetos para Lages. Seja criativo. Até dia 02 de outubro de 2016.  

Eleições: a mesmice de ontem e de hoje. Nem de longe se vislumbra quem será o “ungido”

Nada de novo, nada de projetos impactantes de qualquer um dos candidatos que possam causar interesse ímpar no eleitor. Não se trata de resultados de pesquisas, pelo que se observa, pelo que se ouve, o pleito em Lages está longe, muito longe de ser definido. “O meio campo está embolado”, como se diz no linguajar popular. Ainda não é possível vislumbrar no horizonte qual será o “ungido” que vai desembarcar na Prefeitura Municipal de Lages em Janeiro de 2017 para administrar um município que já vai estar com 250 anos completos de fundação. O que se tem ouvido por aí a respeito dos postulantes. Do candidato da Coligação PSD/PP, Antônio Ceron  e Juliano: “Parece que o vice dele é o Colombo”, disse um paroquiano. De Roberto Amaral e Hampel, PSDB/PMDB: Ainda está se familiarizando a coligação dos Tucanos com o pessoal que está no poder. Já de Marcius Machado, PR/PDT, “a união de ideais com a vice pode render bons projetos” comentou um outro eleitor que vai votar pela primeira vez. Na verdade, o desenrolar da campanha eleitoral não trás nada de novo. Sempre a mesmice: caminhadas, passeatas, encontros no calçadão, tapinhas nas costas, chegadas de candidatos em locais públicos onde nunca chegaram, etc. Projetos que é bom, até agora nada. E até mesmo nem adianta sonhar deliberadamente, dinheiro em 2017 será tão difícil como em 2016. A economia vai continuar em recessão, segundo analistas. 

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ATÉ EM MATERNIDADES

O comentário não tem por interesse  focalizar nenhum hospital ou maternidade de Lages ou adjacências. Portanto os relatos divulgados aconteceram e acontecem no eixo Rio-São Paulo. E, se tivesse alguma denúncia envolvendo hospitais ou maternidades de Lages e Região Serrana, certamente divulgaríamos também.
O depoimento é de uma jornalista : “O dia que era para ser o mais feliz na minha vida, tornou-se o mais dolorido. Eles e elas, médicos(as) e enfermeiras(os) não se preocupam com o que você stá sentindo naquele momento”. A violência obstétrica é todo tratamento desumanizado no processo reprodutivo das mulheres. A jornalista Bruna Colho lembra com traumas o nascimento de seu primeiro filho: “Os atos de violência obstétrica são cometidos por profissionais da saúde que atendem a mulher durante a gestação, parto, pós-parto, e abortamento. Eis alguns exemplos, como: dificultar o atendimento no pré-natal; proibição da entrada do acompanhante; realização de procedimentos durante o parto SM o consentimento e justificativa; agendamento de cesárea sem  indicação baseada em evidência científica, por conveniência;  discriminação e tratamento desumanizado no atendimento ao abortamento; entre outros,” denunciou a jornalista, a qual reiterou o seguinte: “estou relatando fatos que já aconteceram e acontecem em hospitais e maternidades do eixo Rio-São Paulo; porém, há notícias que, em outros estados brasileiros acontecem até piores situações. Claro que, há profissionais criteriosos, como há maternidades que não admitem a prática de violência contra a mulher naquele sublime momento”, disse a profissional da imprensa.
Vale lembrar que a violência obstétrica atinge uma mulher em cada quatro brasileiras parturientes. O caso é tão grave no Brasil que, em 2014 a OMS -Organização Mundial da Saúde publicou um documento condenando a prática, mas muitas mães ainda não se deram contas que sofreram abuso no momento do parto. E a violência obstétrica pode vir da Portaria de um hospital ou maternidade ao médico(as) e enfermeiras(os). Nas recepções os familiares nem sempre são bem  recebidos. “E ainda há relatos que muitas mães que submeteram a diversos procedimentos desnecessários, como, tricotomia, episiotomia, entre outros, inclusive, abusivos, que a mulher não é obrigada a passar, mas sofre, às vezes, por falta de informação. E as conseqüências para o pós-parto é a depressão.

Por tudo isso, o repúdio. Até quando a mulher vai ser vítima de tanta violência? Até na hora de dar vida a um ser inocente? . Na verdade, tem certos profissionais da Saúde que não merecem estar dentro de um hospital ou maternidade, deviam sim, estar numa estrebaria. 

sábado, 27 de agosto de 2016

Toni Duarte e Elizeu Mattos no compromisso com Roberto Amaral e Hampel

No encontro realizado na sexta-feira nas dependências do Jockey Clube, onde ficou lotado de candidatos, eleitores e simpatizantes dos partidos, o prefeito e o vice prefeito de Lages, Elizeu Mattos e Toni Duarte, respectivamente, conclamaram as lideranças para trabalharem arduamente na campanha eleitoral.  Declaram ainda total apoio às candidaturas Roberto Amaral/Hampel 

Políticos no corpo a corpo

Os lageanos terão que acostumar com essa amabilidade passageira dos postulantes, com os costumeiros cumprimentos, tapinhas nas costas, preocupações com as suas vidas, etc. Depois de 02 de outubro, as coisas mudam. Com certeza. Muitos desses postulantes que hoje enchem o saco na rua, amanhã nem te conhece.

Assim é a vida, cada um faz a sua campanha como melhor possa imaginar. Assim, por exemplo: Ceron sempre foi tido como “durão”, não sorri, etc. Hoje, o candidato é outro. De sorriso fácil, bom papo, está visitando lugares impossíveis e imaginários antes, hoje, é capaz de até contar uma piadinha. Amaral e Hampel, também estão na luta. Estão visitando os bairros, cumprimentando as pessoas, entregando “santinhos” e por aí vai a campanha do Tucano e do peemedebista. Já o Marcius Machado continua conquistando espaços junto  com a sua vice. Não é difícil encontrar com os dois em qualquer semáforo das vias  públicas também entregando “santinhos” e conversando com os eleitores. Os candidatos a vereadores também estão por aí, em busca de votos. Até dia 02 de outubro será assim: na caça dos votos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Bons projetos são melhores que acusações infundadas

Quem  assistiu hoje o primeiro dia da Propaganda Eleitoral Gratuita não gostou. Pelo contrário, foi duramente criticado. Uns disseram: “Antônio Ceron, PSD/PP, sempre atrelado com o Governador Raimundo Colombo. Essa dupla inseparável pode ser até prejudicial em vários aspectos para o próprio partido. Bem pensado, encontrarão razões. O candidato do PSDB/PMDB, Roberto Amaral, apesar de ter mostrado melhores recursos tecnológicos na gravação, também se dedicou a apresentar o histórico da sua vida. Já, o postulante do PR/PDT, Marcius Machado estava com a sua vice. Uma dupla que parece estar dando certo na campanha eleitoral. O certo é que, todos os candidatos devem puxar as orelhas de seus assessores  de imprensa para melhorarem as gravações dos programas de propaganda eleitoral gratuita.

Secretaria Municipal da Fazenda desmente acusações feitas em campanha eleitoral

Em tempo de campanha eleitoral, uma mentira repetidas vezes pode confundir a mente do eleitor. Foi o que tentaram fazer recentemente quando, através de um boato quiseram desmoralizar a administração municipal de Lages inventando que a prefeitura não tinha condições de apresentar Certidões Negativas para receber recursos financeiros.
A calúnia mesquinha e rasteira que fizeram para denegrir a atual administração municipal, além de ser inverídica, atinge diretamente a gestão do Governador Raimundo Colombo, conforme já ficou comprovado em entrevistas concedidas a um veículo de comunicação escrita de Santa Catarina, onde os secretários da Fazenda e da Saúde, confirmam que, em virtude da forte recessão econômica brasileira, os repasses das verbas da Saúde encontram-se em atraso.

Portanto, se o atraso do repasse existe a culpa é do governo do Estado e não da Prefeitura Municipal de Lages. O Secretário municipal da Fazenda de Lages em documento repassado à imprensa, ressalta que: “os repasses do Estado destinados à Saúde, na modalidade Fundo a Fundo independem das situações das Certidões Negativas do Município conforme determina a legislação federal que regula o SUS, Leis federais 8.142/1990 e 8.080/1990. Assim que é descabível ligar os atrasos de repasses no âmbito do SUS à verificação de condição fiscal e não merecem consideração”, observou o secretário municipal da Fazenda da Prefeitura de Lages.  

Se não der certo agora, o futuro será incerto e não sabido



Nem bem começou a campanha eleitoral e muitas pessoas já querem o seu final. Há poucos dias uma eleitora  dizia: “não recebo políticos em casa, no entanto, tenho o desprazer de vê-los na rua mentindo para o povo. Agora com o horário eleitoral, sem pedir a nossa permissão, eles vão entrar e ficar nas nossas casas por alguns minutos. Vão mentir, vão se passar por bons cidadãos, honestos, cumpridores de seus deveres, etc. Essas histórias ou estórias deles, todos nós sabemos. Pois temos conhecimento que um está sendo acusado por isso, o outro investigado por um outro delito, e assim sucessivamente.” observou a jovem que, pela primeira vez vai depositar seu voto na urna com uma ressalva que ela mesma faz questão de frisar: “vou votar em branco. Não quero ter um peso na consciência , pois, bem sei que nessa eleição o nome de um político será sepultado. Que ganhe o melhor”. 

Começaram as baboseiras do Horário Político no rádio e na TV

Hajam ouvidos e paciência para tolerar a tal da propaganda eleitoral. Hoje foi o início  dessa novela que só terminará algumas horas antes das realizações das eleições. Vimos um Antônio Ceron, candidato a prefeito da Coligação PSD/PP, atrelado ao Governador do Estado. Contou sua trajetória pessoal e política, coisa que todo mundo conhece na base do “decoreba”.  Seria bom que ele, de imediato já mostrasse ao eleitor o que pretende realizar para Lages, sendo realista. Não prometer coisas irrealizáveis.  Por sua vez, Roberta Amaral, postulante da Coligação PSDB/PMDB e outras siglas partidárias, também dissertou sobre sua vida, com mais riquezas de detalhes técnicos. Marcius Machado, PR/PTB, junto com sua vice parece ter sido mais agradável aos ouvidos do eleitor. Também não saiu muito diferente de Ceron e Roberto Amaral. O certo é que os três precisam melhorar seus aspectos visuais e dar um jeito de começar apresentar seus projetos de governo caso sejam eleitos, Caso contrário, será uma onde de desligar rádio e TV que não vai parar mais. Ai é que são elas! Para qual ouvinte ou telespectador dirigirão a palavra?


A politicagem antes do desenvolvimento: uma vergonha

É como se diz por aí, “aqui em Lages pode até ter chegado a tecnologia, entretanto, as cabeças continuam as mesmas, de 250 anos atrás”, Claro que não se deve generalizar. Há, muitas pessoas que pensam diferente e acompanham o desenvolvimento do mundo. Infelizmente, essas mesmas pessoas, dependem de um segmento nada fácil de conviver, os políticos. E, como se sabe, Lages é o berço da politicagem. Foi-se o tempo em que aqui se fazia política com os interesses voltados para as prioridades do município. Agora, fazem politicagem. Cada político defendendo seus interesses próprios. Mentem para o povo discaradamente. Dão a nítida impressão ao desejar que  o eleitor jogue seus podres para debaixo do tapete. Eles se enganam, o eleitor conhece cada postulante. Na questão do cabeamento subterrâneo por exemplo, a Celesc sempre foi uma empresa que nunca esteve voltada aos anseios da comunidade de Lages, e não será agora que estarão, até porque é um ano eleitoreiro. Só que o Governador Raimundo Colombo, como é lageano, deveria defender Lages, o seu desenvolvimento. Nem o slogan da sua campanha onde se dizia “a pessoa em primeiro lugar” nem o que prega o seu partido, o PSD, na campanha eleitoral onde se fala abertamente que “Lages  levada a sério”. Se bem que, nunca levaram, e não será agora que levarão. Se o eleitor parar prá pensar, as urnas do próximo pleito eleitoral darão uma surpresa desagradável aos políticos que levam a situação de Lages em brincadeira.

Descoberto planeta parecido com a terra. É prá lá que vão os “gatos pingados” do – Sul é o meu país –

Uma boa notícia para quem não está contente com a sua Pátria, principalmente, para  essa gentalha do “Sul é o meu País”. Agora já têm para onde ir, porque aqui no Brasil vocês não ficarão. Então, sigam para o “Planeta  Próxima b”, potencialmente habitável e muito próximo do nosso Sistema Solar. A comunidade científica está entusiasmada. Ainda bem que é longe prá caramba. Um tanto melhor! Vocês do Sul é o meu País, quanto mais longe melhor. Suas presenças contaminam os brasileiros de verdade. O Planeta descoberto está a 3,2 milhões de ano-luz (prá vocês do Sul é o meu País, que tem na cabeça o que temos no intestino, saibam que, cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros). O Planeta recém descoberto é Extrassolar mais próximo de nós a ter temperaturas que permitem a ter a existência de água líquida e, portanto, vida em sua superfície. Ou seja, prá vocês do Sul é o meu País é uma ótima opção. Caso contrário, vocês imaginam para onde irão? Pensem nisso!!! 

Cai o maior avião do mundo



O Airlander 10 caiu durante o seu segundo vôo de teste. A enorme aeronave, apelidada de “The Flying Bum” por causa de sua parte traseira arredondada, caiu quando voltava para aterrisar na base, em Cardington Airfield. No Reino Unido. O acidente ocorreu na manhã de quarta-feira, 24/08,  ao final de sua tentativa de voar. Seu nome oficial é Martha Gwyn, no entanto, o equipamento ganhou notoriedade não apenas por seu tamanho, mas pela sua forma curiosa na parte d trás. Não houve feridos, todos os tripulantes estão bem, informou a assessoria de imprensa do fabricante. “O avião parece ter apresentado falhas técnicas quando fazia o vôo de volta para o solo. Uma linha que estava pendurada no avião, acabou atingindo um poste. Então começou a cair, parecendo um mergulho de nariz, acabando por esmagar sua cabine”, informou uma testemunha. O avião está à venda por 25 milhões de libras (cerca de R$ 105 milhões de reais) e os fabricantes esperam que eles possam ser vendidos para uma variedade de usos, comopara vigilância, comunicações e entregas. O Airlander 10 pode transportar uma carga útil de 10 toneladas e pode ficar no ar por até cinco dias. O fabricante espera fabricar 10 aeronaves até 2021.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Brasil: ame-o ou deixe-o – recomendação com endereço certo.

Todo aquele que tem ideal separatista, é porque não serve para integrar-se ao convívio social. Esses indivíduos que estão pregando a separação da Região Sul do restante do País, certamente, não muito longe, cairão nas garras da Polícia Federal ou das Forças Armadas. Propagar a separação é uma afronta à soberania nacional. E se depender da maioria dos brasileiros, o dia deles vai chegar. Há um movimento denominado BRASIL ÚNICO – DIVIDIR NUNCA – está se preparando para dar-lhes o troco, segundo informações. Dizem ainda que não haverá plebiscito de forma alguma. Portanto, se você é um bom patriota, não entre nessa onda de separatismo. Isso vai dar cadeia em breve. Aliás, vai dar muito mais! E para aqueles que pensam em dividir o Brasil, só resta uma saída: Ame ou deixe o Brasil enquanto é tempo.  

Hoje, 25 de Agosto: DIA DO SOLDADO



No dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército brasileiro.
Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.
Nascido em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias teve sua carreira militar iniciada ainda bem pequeno, aos cinco anos de idade, como cadete de primeira classe.
Aos trinta e quatro anos foi o responsável por apaziguar a região maranhense onde aconteceu a revolta da Balaiada. Além dessa, foi vitorioso em várias rebeliões em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – como na revolta dos Farrapos.
Atuava junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes consecutivas.
A vitória conquistada de maior importância para o Brasil foi a da guerra do Paraguai, em 1869, onde conquistou o título de Duque. 

Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer no ano de 1880, após grandes conquistas.

Os soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes. Também fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes.

As especializações ou áreas de trabalho dos soldados estão divididas em infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia, logística e serviços, e étnicos.

24 de agosto: 62 anos do suicídio de Getúlio Dornelles Vargas

Foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente, Washington Luís, e, impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.
Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro período foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como presidente-ditador, durante o Estado Novo[nota 2] implantado após um golpe de estado.

O suicídio

No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou. Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16) e um dos títulos de São Vicente de Paula, e, título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras. A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de "getulismo" ou "varguismo". Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados "getulistas". As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas".
Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi considerado o mais importante presidente da história do Brasil. Sua influência se estende até hoje. A sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticosatuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Getúlio Vargas foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em 15 de setembro de 2010, pela lei nº 12.326.


Há 65 anos presidente Jânio Quadros renunciava. Pegava o Brasil de surpresa. Brasília ficou atônita.

Jânio da Silva Quadros, natural de Campo Grande-MS, onde nasceu em 25/01/1917, uma figura ímpar e obscura da política nacional e que em 25 de Agosto tomou uma atitude inesperada: renunciou a presidência da República. Naquela época a jovem capital do Brasil – Brasília, cognominada “Capital da Esperança”, ficou atônita. O ex-presidente da República teve uma carreira política meteórica no Estado de São Paulo, onde foi vereador, prefeito, deputado estadual e federal, Governador e Presidente da República por um espaço de pouco tempo, pois em 25 de agosto de renunciou ao cargo. Tomou posse em 31 de janeiro de 1961, quando ao Recber a faixa presidencial disse:“Recebo neste instante de vossas mãos a faixa simbólica do Governa da nossa Pátria”. Na sua campanha eleitoral tinha como símbolo uma vassoura, com a qual dizia que iria varrer a corrupção no Brasil.

Administração polêmica


O seu breve período na presidência da República foi marcado por decisões polêmicas, como a reaproximação do Brasil com a União Soviética. Condecorou Ernesto Che Guevara, proibiu rinhas de galo, o uso de biquíni em desfile de modas e o lança perfume. Abriu centenas de inquéritos contra integrantes da administração pública. Com baixa popularidade fez chegar uma carta no Congresso que dizia: “Vamos ler um documento, perplexa está a Nação, fui vencido pela reação e, assim, deixo o governo. Forças terríveis lançam-se contra mim e me  intrigam ou inflamam, até com desculpa de colaboração”. Com a renúncia, o Brasil mergulhou em uma grave crise institucional. Em Abril de 1964 os militares chegaram ao poder e derrubaram o presidente João Goulart. A renúncia de Jânio Quadros sempre foi cercada de controversas e é até hoje em muitos aspectos incompreendida. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Creche municipal com ratos, baratas e outros insetos

Uma fonte que não quis se identificar, informou que uma determinada creche municipal localizada na periferia de Lages, no seu interior já foram vistos camundongos, baratas e outros insetos. Revela ainda que, não é a primeira vez que isso acontece. “Diziam que nas férias fariam a dedetização, o que pode não ter sido feita; e,por essa razão, estão aparecendo esses insetos e camundongos”. Diante desta situação a reportagem do Portal da Gazeta Serrana solicita as autoridades  competentes para que providências sejam tomadas para evitar que as crianças sejam contaminadas e apresentem enfermidades.

Prefeitos e políticos os menos confiáveis. Bombeiros: a profissão mais confiável no mundo.

Em tempo de campanhas eleitorais veio à tona o resultado de uma pesquisa elaborada por uma empresa alemã, a GfK Verein. Foram entrevistados mais de 28 mil pessoas no mundo, em 25 países de todos os continentes e a profissão menos confiável foi a de Político e Prefeitos. Ao citarem o Brasil, também os brasileiros, têm como menos confiável os políticos e prefeitos. Segundo a empresa que elaborou a pesquisa, “esta má classificação de políticos e prefeitos no Brasil, é compreensível tendo em vista o alto índice de corrupção no País”.
BOMBEIROS: a profissão mais confiável no mundo
Uma pesquisa feita no Brasil, EUA e Europa mostram quais são as profissões mais confiáveis entre as 20 categorias. “Acho que são tipo, herói do povo”, disse um cidadão. “Precisei e eles estavam aí né”, comentou uma senhora. Isso é o que pensam sobre os Bombeiros.
As profissões mais confiáveis no Brasil são essas:
Bombeiros (no Brasil e no mundo);
Carteiros;
Médicos;
Professores;
Jornalistas


Água: se não usar racionalmente, um dia pode faltar

Em Lages principalmente, o uso irracional da água está se tornando cada vez mais incontrolável, se bem que, não existe nenhuma fiscalização para esse fim, já que todo o consumo deve ser pago para a empresa que realiza o tratamento e a distribuição de água potável, o mesmo líquido que, todos os dias muitas pessoas utilizam para lavar calçadas e que, nos finais de semanas muitos proprietários de veículos fazem uso para lavá-los. Por outro lado, também nos estabelecimentos cujas atividades são a de lavar veículos, o desperdício é  acentuado. O ruim de tudo isso é que, não há uma política pública para conscientizar a população de que, se não saber usar, um dia pode faltar. 

O que as urnas podem revelar ao eleitor

Muito se falavam em tempos que já se vão ao longe sobre as urnas onde se colocavam os mortos para enterrá-los. Enquanto isso, estamos falando sobre urnas eleitorais. Entretanto, pensando bem, a urna eletrônica atual, tem praticamente a mesma utilidade que as urnas mortuárias de antigamente, pois pode enterrar para sempre a carreira de um político, cuja vida eleitoral acabou de morrer. Portanto, o postulante que se cuide. Faça uma campanha eleitoral com dignidade. Não tire de ninguém o direito da cidadania que é o dever de votar. Se eleito for, como prefeito de um município, procure sobreviver apenas com a remuneração que o povo está pagando para que você gerencie a Prefeitura Municipal, depositária fiel do patrimônio público. E você postulante ao Poder Legislativo, caso eleito for, saiba que a função do vereador, além de legislar, é claro, também terá a incumbência de fiscalizar os atos do Chefe do Poder Executivo. Porém, o mais importante é que, serás o representante legítimo da comunidade. Portanto, seja honesto, não aceite propinas, não apóie projetos que não vão de encontro aos interesses do município e da população. No entanto, você ainda não foi eleito. Faça uma campanha eleitoral de acordo com as suas posses financeiras, não tente comprar votos para se eleger. Seja um defensor incansável dos direitos da comunidade, só assim você estará representando com legitimidade a comunidade como um todo.


A crise tem que ser superada. Lamentações não resolvem os problemas.

Que a situação política está mal, todos sabem. Os maus políticos, são os culpados. Eles continuam no poder. Enquanto a crise política não for resolvida, a crise econômica permanecerá. E a crise política só existe por culpa do eleitor que não sabe votar. Ou vende o seu voto. Esse não tem o direito de reclamar. Vender o seu próprio direito de cidadania é muita falta de personalidade. Se o político é corrupto, o eleitor está na mesma situação, pois deixa ser corrompido,
E o mal do brasileiro é ser paternalista demais. Mais de 50% da população brasileira recebe algum tipo de benefício do governo federal, estadual ou municipal. É Bolsa Família, Vale Gás, Conta de Luz Social (baixa renda), e por aí adiante!!! Não há País que agüenta custear tantos benefícios sociais.  Sem enumerar aqui, o atendimento gratuito em saúde, fornecimento de medicamentos, exames laboratoriais, etc. Tudo isso tem um custo. Segundo um levantamento, a maioria dos brasileiros que procuram um Posto de Saúde  ou Pronto Socorro, não tinha necessidade de passar por uma consulta médica. Até parece que ir a uma Unidade de Saúde Pública para muitas pessoas se tornou um entretenimento. Lá as comadres e compadres se encontram, colocam as fofocas em dia, etc. Depois reclamam que as Olimpíadas custaram o “olho da cara” para o Brasil. Pura balela! E o que deixou de positivo? Isso ninguém lembra!

Para finalizar saibam os leitores que no Brasil começaram a roubar desde o descobrimento 1.500. Aumentaram as corrupções a partir da implantação do Banco Central em 1.800. Depois com tantas trocas de poderes, com o surgimento do Congresso Nacional nunca mais pararam de roubar. Assim instalou-se a crise no Brasil. Não adianta reclamar. Saia do Muro das Lamentações. Trabalhe, ajude a Pátria sair desse atoleiro que você sairá junto.  

E a campanha eleitoral segue a todo vapor

Pelo que se percebe, a lei eleitoral, apesar de ser, na teoria bastante rígida, na prática não é bem assim. Há certos privilégios que, não se sabe ao certo o “porquê” da sua existência. Já deu para perceber que o poder aquisitivo do postulante tem sim, condições de realizar uma campanha mais agressiva, mais poderosa e, até sem os rigores da lei. Aqui vai um exemplo, um candidato que tem boas condições financeiras, realiza lançamento de campanha com festa, presenças de eleitores, do candidato, lideranças de bairros, etc.Enquanto, o  candidato pobre, coitado dele, é como se diz no ditado popular, “até a sombra é feia”. Lançamento de candidatura? Nem pensar!!
Partindo dessa premissa, já imaginou o que pode fazer um candidato que tem dinheiro, com toda a expressão da palavra, em comparação com um postulante que não tem um “tostão furado”?

Aí vem aquele defensor do candidato rico dizendo: “Candidata-se quem quer. Não é obrigado, etc....etc...etc”. Olhando um outro prisma, é verdade, concorre a uma eleição quem quer, de livre e espontânea vontade. Com certeza, aí pode estar a explicação. Porém, haveremos de convir que não é bem assim. O pobre, lança seu nome a uma candidatura, porque também tem seu ideal, julga ter experiência porque a pobreza é uma mal que campeia a maioria dos lares dos  brasileiros. Entretanto, essa condição nem sempre é respeitada pelo eleitor pobre. Ele prefere o candidato rico porque pode vender seu voto a troco de uma dentadura, pela compra de remédio de uma receita médica, pelos pagamentos de contas de água, luz, aluguel, etc. Infelizmente, é assim mesmo. O mundo é dos materialistas.  Na política eleitoreira sempre terão melhores oportunidades os postulantes com situações financeiras definidas. Eles dizem:” candidatos pobres, são aventureiros”. 

Trânsito de Lages: ninguém respeita ninguém!!!!

Para quem não sabe, TRÂNSITO é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Trânsito em condições seguras é um direito de todos. Os direitos e obrigações de todos são claramente definidos no Código de Trânsito Brasileiro, principalmente, transitar sem constituir perigo ou obstáculo para os demais elementos do trânsito. Também, COBRAR das autoridades a educação para o trânsito que é prioridade definida no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Uma indagação: as autoridades encarregadas do trânsito de Lages têm conhecimento pleno de tudo isso? Não parece!
Vejam bem!
Constantemente, sempre nos mesmos lugares acontecem  cenas de falta de respeito de alguns motoristas para com o pedestre. Muitos condutores, não todos, é claro, param seus veículos em cima das faixas de segurança. Atravessam os semáforos com sinal indevido (vermelho), trafegam em alta velocidade, principalmente nas avenidas. E onde estão os Agentes de Trânsito? Por aí, é claro” Algumas das vezes, namorando nas esquinas do centro. Outras, em lugar incerto e não sabido. Enquanto isso, os motoristas irresponsáveis, criminosos, estão também, por aí, cometendo verdadeiros desatinos no trânsito de Lages . É como diz o velho ditado: “quando o gato não está, os ratos passeiam sobre as mesa”.
Sabe-se que, o poder público já trouxe para Lages, alguns experts no segmento. Vieram com essa bagagem e propósito.  Cobraram caro. A Prefeitura Municipal pagou. Pergunta-se: melhorou o trânsito? Eis a resposta: piorou!!!

Será que diante dessas circunstâncias, com esse trânsito infernal,  na caberia às autoridades locais usar um pouco mais de CRIATIVIDADE? Aí alguém pergunta: O que? Criatividade? Como usar se não sabem nem sequer o que é isso?  É alguma coisa de comer ou beber?  E a vida segue, como se diz por aí!!!!!! 

Rede Globo não respeita as famílias brasileiras

Não precisa ser puritano, celibatário ou viver enclausurado num cubículo para evitar ver, ouvir e presenciar cenas pornográficas em todos os instantes pelas redes de TV no Brasil. Entretanto, é preciso ter vergonha na cara, educação de berço e responsabilidade para não colocar as crianças e adolescentes diante de apresentações artísticas que envolvem cenas  que não são recomendáveis para menores de idade. A Rede Globo, através de seus diretores e das repetidoras em todo território nacional, não pensam assim, pois  são ambiciosos, gananciosos, o importante a todos eles são os valores monetários e não a boa formação das nossas crianças e adolescentes. Se hoje, muitos deles já  têm as mentes deturpadas e doentia, a culpa, na maioria das vezes e da televisão. E a Rede Globo é a maior culpada por difundir o que não deve. Tem culpa também as autoridades brasileiras. Parece que não temos instituições para fiscalizar, cuidar e proibir que essa infame Rede Globo faça o que bem entende neste País que tinha de tudo para ser um exemplo ao mundo. Se não temos autoridade que vale a pena,um dia a Globo pode cair junto com eles, que somados, não valem um tostão furado. Será que o  Michel Temer, o ministro da Educação, os ministros dos tribunais de justiça não assistem TV?  Porque admitem e aceitam tudo que a Globo coloca no ar, invadindo, sem pedir licença os lares da famílias brasileiras?  São por essas e outras razões que o Brasil ainda tem que voltar a ter um regime ditatorial militar, onde a ordem, disciplina  respeito são exigências prioritárias. Um dia tudo vai mudar, quem viver verá!  

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Promotor Neori é homenageado com o Título de Cidadão Lageano no Plenário da Câmara Municipal

Projeto de autoria do vereador Nilton Freitas, PTB, a Câmara Municipal de Lages, realizou ontem, dia 23, às 20:00hs no Plenário do Poder Legislativo, a entrega do Título de Cidadão Lageano ao ilustre Promotor de Justiça NEORI RAFAEL KRAHL, o qual responde, entre outras áreas, pela da Fazenda Pública da Comarca de Lages. Casado com Rosa Fátima Zatta Krahl, e tem dois filhos: Rafael Marcos e Gabriel Roberto. “Dr. Neori”, como é  mais conhecido, possui diversos trabalhos publicados, entre eles, Folhas Avulsas Penduradas no Cabide. Integra com seus filhos, a Banda Anjos de Plantão, criada como bandeira para defender e divulgar a música raiz brasileira. Com intensa atuação social, está bastante identificado com a cidade de Lages onde reside por escolha própria  há mais de vinte anos.

Novos caminhões de coletas de lixo: exibicionismo desnecessário

Para exibir novas aquisições de caminhões  por uma empresa que presta serviços na coleta de lixo, foram necessários  as interrupções  de todas as vias públicas ao redor da pracinha frente à Catedral. Um absurdo dos absurdos! Essa atitude causou indignação em todos os moradores adjacentes, como também os condutores de veículos que tiveram seu direito líquido e certo de ir e vir cerceado por uma atitude incoerente  do prefeito ou de seus assessores.  Ninguém quer saber se a tal empresa adquiriu novos caminhões para a coleta do lixo em Lages, afinal, ela é vencedora de uma concorrência ou Licitação Pública, e,  tem a obrigação de prestar um bom serviço para a comunidade. E para tanto, os equipamentos tem que ter suas utilidades, como por exemplo, caminhões para coletar o lixo, novos ou com manutenções em dia.  Finalmente, informamos que o investimento não é da Prefeitura Municipal, e sim, de uma empresa privada, paga pelos serviços prestados com o dinheiro do contribuinte. Não justifica o “rasga saia do prefeito de Lages”. Até porque, no decorrer do tempo a população de Lages tomaria conhecimento   das novas aquisições, já que os novos caminhões serão utilizados na coleta do lixo. Ninguém é contra o desenvolvimento de Lages, o que se torna inaceitável são certas atitudes desnecessárias  do poder público municipal. Será que houve intenção de enganar a consciência de alguém? Em tempo de política pode se esperar tudo.




DILMA DIZ: “TEMER TEM MEDO DE DENÚNCIAS!

Na semana do julgamento final do seu processo de impeachment, a presidente afastada Dilma Rousseff afirmou que a intenção do presidente em exercício, Michel Temer, e de aliados em antecipar a votação definitiva do afastamento  é para evitar denúncias contra o governo interino: “Porque eles tem tanto interesse em antecipar, em dias, o impeachment? Para mim, eles tem medo de uma delação que mostre claramente qual ó grau de comprometimento de que num julgamento beneficia o governo interino, provisório e ilegítimo”, afirmou Dilma Rousseff.

São necessários 54 votos dos 81 senadores para que Temer assuma o Planalto definitivamente até o fim deste mandato em 2018. Dilma é acusada de crime de responsabilidade pela edição de decretos sem autorização do Congresso e outras acusações. A presidente afastada disse que tem conversado com senadores e vê a possibilidade de conseguir os 28 votos para se salvar. “Realisticamente, lutarei até o fim”, disse, “Jamais eu jogo a toalha”, Dilma disse ainda que não cometeu nenhum crime que justifique seu afastamento. Disse que teve vários erros, inclusive “o de não perceber que iria ser traída do jeito que fui”, observou a presidente afastada.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O sucesso das Olimpíadas calou a boca de muita gente

Sem grandes estardalhaços tecnológicos, porém, com simplicidade,  e,  mostrando o que a Pátria tem de bom e de belo, deu para encher os olhos dos atletas, turistas e a população de  muitos países do mundo. Assim foi a nossa Olimpíada. A alegria dos cariocas e das torcidas que compareceram aos locais das disputas esportivas conquistaram os visitantes, A participação brasileira não foi daquelas que muitos esperavam. Foi melhor que na Olimpíada anterior, e fomos o 2º país das Américas em quantidade de medalhas ganhas. A Seleção Brasileira de Futebol Masculino lavou a nossa alma. A equipe de Voleibol Masculino deu aos brasileiros a alegria da conquista de um tricampeonato olímpico. E assim foi, outros atletas também mostraram que o Brasil ainda tem muito o que mostrar nos próximos eventos em diversas modalidades. O mais importante é que, o Brasil, superou os problemas internos e realizou muito bem um dos maiores eventos do mundo. Calou a boca dos pessimistas, dos baderneiros, dos corruptos e de mais  uma dúzia de brasileiros que não merecem viver num belo país como o nosso: um Brasil de amor eterno. 

Esgoto a céu aberto na “Curva da Morte” Erosão pode chegar na pista.

Se não bastassem as mortes que ocorrem quase todas as semanas por acidentes de trânsito, na “Curva da Morte” existe um esgoto que escorre pelo barranco, que, segundo informações, vem do Presídio Masculino, caindo numa boca de lobo no acostamento da via pública, passando por baixo da pavimentação asfáltica, caindo no leito de um córrego que segue em direção ao bairro Santa Catarina, bem próximo ao Caixa, que segundo um aluno, “nos dias ensolarados, o odor que exala é inaguentável”. Além de toda essa condição insuportável, vale lembrar que os danos que isso vem causando ao meio ambiente tem um preço. Por outro lado,  todo esse dano que vem ocorrendo; a barranca do córrego onde cai o esgoto, está desbarrancando e pode chegar na pista a qualquer momento. Daí é o caos. Bem que a Prefeitura Municipal poderia tomar providências antes que o mal cresça. 

Querer dividir o País é crime. Afronta à soberania nacional. Polícia Federal neles!

O Movimento denominado o “Sul é o meu País”, pela segunda vez está tentando realizar um plebiscito nos três estados que integram a Região Sul do Brasil. Na primeira tentativa a Justiça Pública proibiu a realização, e com certeza haverá nova proibição. Para quem não sabe, a tentativa de querer dividir o País, além de ser uma afronta à soberania; nacional, é crime previsto em Lei. Há informações que de que a Polícia Federal entrará m ação e investigará essa tentativa absurda de uns “gatos pingados”. Por outro lado o Movimento BRASIL ÚNICO – DIVIDIR NUNCA - já está tomando providências para impedir a realização do plebiscito . “Vamos até as últimas conseqüências. Não estamos para brincar.” Observou um integrante do movimento.

O novo prefeito terá árduas missões para cumprir de imediato, Logo após a posse. Leia a matéria abaixo:

Seja lá quem quer que seja o futuro prefeito de Lages, será necessário que algumas medidas sejam tomadas. Como por exemplo: iniciar a construção de um Centro Administrativo para acabar com o pagamento de tantos aluguéis de imóveis no perímetro urbano de Lages. Se não fosse tão longe, aquele terreno onde seria instalada a Sinotruck seria o ideal. Levaria para lá, além de todas as secretarias municipais, inclusive a Secretaria do Meio Ambiente com toda a sua parafernália e também a Garagem Municipal. Se não pode ser lá que busquem um outro lugar. A Prefeitura Municipal onde está não deve e não pode continuar. Uma outra medida, essa impopular. Desinchar a máquina administrativa e preencher os cargos com os concursados aprovados. Rever, com urgência a Licitação Pública que a Gabi Produções venceu. Se for possível anular e realizar uma nova. Com essa empresa serão fracassos e mais fracassos a cada ano que passa de mais uma edição da Festa Nacional do Pinhão. Lages não pode e não deve ser prejudicada por incompetência de uma empresa. O novo prefeito deverá abrir uma sindicância ou outra forma de apurar o que aconteceu com o Projeto Ponte Grande. Porque parou a obra? O Governo Federal honrou sua parte? Então cadê o dinheiro? Também tem que ser encontrada uma solução para a via pública denominada “Curva da Morte”. Até quando vão morrer pessoas em acidentes naquele local? E a Praça nova que até hoje só tem uma placa? Assim como o colégio naquele local que deverá ser demolido e não foi. Porque razão? Tem coisas que o prefeito atual tem que explicar ao povo, assim evitaria algumas distorções, quando ninguém sabe da realidade. Como por exemplo dizer o motivo que até hoje não iniciou a reforma do prédio do Mercado Público. Vale lembrar que, o Terminal Urbano também já está passando da época de ser reformado. A Transul faz a parte dela oferecendo transporte de qualidade, a Prefeitura Municipal tem que fazer a sua.

domingo, 21 de agosto de 2016

JORNAL GAZETA SERRANA (IMPRESSO) VOLTARÁ A CIRCULAR EM BREVE

Senhores leitores, o JORNAL GAZETA SERRANA (impresso)  voltará a circular em Lages e municípios da Região da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana). Vale ressaltar que, graças a atitudes honrosas de verdadeiros parceiros da imprensa de Lages e região, o hebdomadário que já circulou por muitos anos, voltará dentro de alguns dias, cumprindo com a missão de bem informar. Entretanto, o PORTAL DA GAZETA SERRANA continuará diuturnamente publicando os últimos acontecimentos sociais, políticos, e econômicos, tendo A VERDADE como inspiração cumprindo o dever de bem informar com imparcialidade e sem conchavos.

Festa Nacional do Pinhão: o evento privatizado que não deu certo. Que o novo prefeito anule a Licitação com a Gabi Produções

A privatização desse grande evento que se realiza em Lages todos os anos, não é total, ainda está atrelado à algumas secretarias municipais, Mesmo assim, a empresa responsável pela promoção da Festa Nacional do Pinhão, a Gabi Produções (ou Promoções), do Estado do Rio Grande do Sul não tem capacidade para promover um evento dessa natureza. Claro que, alguns segmentos da imprensa lageana, integrados por pseudos jornalistas autodidatas, defendem com unhas e dentes não somente a empresa, como o dono dela e também a realização do evento, mesmo que esteja deixando a desejar. Não é para menos, dinheiro não queima a mão de ninguém. Estão ganhando para enaltecer a empresa que promove o evento e  também a festa em si, mesmo que tenha sido um fracasso. A esperança da maioria dos lageanos e serranos é que, com a possibilidade de um novo prefeito estar no cargo no próximo ano, essa Licitação que teve como vencedora a empresa  Gabi seja anulada, e uma nova Licitação aconteça, sem a participação desta, e muito menos uma outra que, muito embora não apareça, ela participa nas contratações de show’s artísticos. Que o novo prefeito de Lages não permita que o turista seja assaltado durante a realização da Festa do Pinhão através dos preços exorbitantes que se cobram nas iguarias alimentícias à base de Pinhão. E fora do Parque, que haja fiscalizações em hotéis, pois um, que durante o evento subiu suas diárias em mais de cem por cento, assim como os estacionamentos de veículos. Não queremos mais ouvir do turista a seguinte frase: “saímos de tão longe para sermos assaltados em Lages. Pelo menos se o que se servem fosse de qualidade ainda se tolerava!”. Que vergonha!!! Estão manchando o nome de Lages por falta de organização no evento e falta de fiscalização da Vigilância Sanitária e Procon. Próximo prefeito, a população espera por mudanças na Festa Nacional do Pinhão. Faça acontecer!

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...