domingo, 4 de dezembro de 2016

Temporal castiga Santa Catarina


     
Governo do Estado mobiliza Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e Celesc para atender ocorrências em função do temporal
04/12/2016
O Governo do Estado informa que desde as 4h desde domingo,  4, as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Celesc e Floram (Florianópolis ) estão mobilizadas atendendo as diversas ocorrências da região da Grande Florianópolis, em função da chuva que atingiu a região litorânea e o vendaval registrado na madrugada. Neste momento a Defesa Civil está com 10 equipes em campo, sendo uma equipe da Floram, 28 equipes do Corpo de Bombeiros e três equipes da Polícia Militar Ambiental atuando no corte de árvores e restabelecimento de acessos.
O secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, disse que o volume de chuva foi intenso nas últimas 24h. Em Garopaba, as chuvas superaram 220mm e Florianópolis 166mm. “Foi uma chuva forte, porém distribuída, o que não trouxe muitos problemas. O que mais causou problema foi o vendaval desta madrugada. Com isso, tivemos cerca de 759 afetados diretamente, estamos com 102 desalojados no Estado. Desde a madrugada o Estado se organiza para restabelecer os acessos. Estamos todos mobilizados”, relatou.
>>> Ouça a entrevista com o secretário da Defesa Civil e faça o download

Foto: James Tavares/Secom
Florianópolis:
- 143 residências atingidas. 572 pessoas afetadas diretamente, sendo que 75 estão desalojadas em casas de parentes ou amigos.
- Diversas ruas bloqueadas por queda de árvores
- Equipamentos públicos afetados
São José:
- Um deslizamentos atingindo 1 residência com 3 desalojados
- Vários pontos de alagamento durante a noite e madrugada
- Equipamentos públicos afetados
Palhoça:
- Vários pontos de alagamento durante a noite e madrugada
- Cerca 40 residências afetadas pelo vendaval
Biguaçu: sem relatos
São Ludgero
Em São Ludgero, no Sul do Estado, as chuvas, e a força das águas do Rio Braço do Norte causaram desmoronamento de terra. No local onde ocorre a construção da nova ponte, o desmoronamento atingiu o asfalto da Rua Henrique Hobold, no Bairro Beira Rio. O Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil e Polícia Militar, já isolaram o local e retiraram os moradores das casas com risco de serem atingidas.  Conforme a Defesa Civil, seis casas foram isoladas na madrugada, 24 pessoas desalojadas. Até o final da manhã deste domingo a erosão não evoluiu, porém, as casas continuam isoladas.

Foto: Ronaldo Michels/Polícia Militar
Celesc
O presidente da Celesc, Cleverson Siewert  informou que os fortes ventos afetaram a atuação do sistema elétrico da companhia. Conforme ele, no início da manhã a Celesc chegou a ter 260 mil unidades consumidoras desligadas, 35 dos cerca de 130 alimentadores que são os grandes canais de escoamento de energia da agência de Florianópolis também foram desligados.
“Isso significa que 30% das nossas unidades consumidoras estavam sem energia. Desde cedo começamos trabalhar, juntamos nossas equipes. Já conseguimos recompor metade das unidades consumidoras. Estamos com cerca de 30 equipes trabalhando para o mais breve possível restabelecer a normalidade do sistema elétrico”, explicou.
>>> Ouça a fala do presidente da Celesc e faça o download
Bombeiro Militar
A Força-Tarefa (FT) do CBMSC concentra suas ações em Florianópolis. Estão em campo desde a madrugada  bombeiros de  Florianópolis,  São José e Balneário Camboriú.  Além do reforço dos  Bombeiros Miltiares e Comunitários, o 1º Batalhão (Florianópolis) conta com o apoio do Exército Brasileiro e Floram.
Ao todo são 13 viaturas, 28 Bombeiros Militares, 5 Bombeiros Comunitários, 10 Militares do Exército Brasileiro e  6 Policiais da Polícia Ambiental.
De acordo com o Comandante do 1º Batalhão, Tenente Coronel Helton se Souza Zeferino, a maior parte das ocorrência atendidas até 14h  (119 até o momento) são de desobstrução de vias  em função de queda de árvores. Os principais bairros atendidos estão do Sul da Ilha e na parte Central de Florianópolis.
O Comandante da 1º Região Bombeiro Militar, Coronel César de Assunpção Nunes está na operação e enfatiza que as guarnições estão agindo de forma ordenada, sem atendimento de ocorrência de vulto até o momento.  “Vários pontos da cidade estão sem energia elétrica e com vias obstruídas. As prioridades são atendimentos de ocorrências com vítimas e liberação de todas as vias”, complementa.
Uma Sala de Situação foi criada no 1º BBM envolvendo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Ambiental e Defesas Civis Estadual e Municipal. Conforme a Celesc, até o meio dia as equipes já conseguiram normalizar o serviço na regional de Tubarão e Itajaí.

Foto: Corpo de Bombeiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...