sábado, 20 de agosto de 2016

Entre a gratidão e a ingratidão

As regras de etiqueta social ditam normas  que a pessoa deve seguir, no caso de ser beneficiada com algum obséquio. A retribuição e a gentileza fazem parte do conjunto de preceitos dessa cartilha de bons modos.
A gratidão, porém, é uma virtude moral que transcende a simples retribuição por bons modos expressos em regras de conduta social que dão o verniz da civilização. Já, a ingratidão, antípoda da primeira, é uma doença da alma que denota o atraso moral em que nos encontramos. Filha do egoísmo, é causa de muitas frustrações e decepções para os corações humanos.
Hoje, sábado, mais um dia que nunca deixa de mostrar o outro lado da moeda. Recebemos  ingratidões, porém, as gratidões se fazem presentes. É bom sempre  lembrar que: se alguém retribui com ingratidão o bem que fazemos, lembramo-nos que é bem melhor receber do que exercê-la em relação ao próximo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...