segunda-feira, 16 de maio de 2016

Temporal mata cinco pessoas em Ponte Alta do Norte e Porto União

16/05/2016
Cinco pessoas morreram em decorrência de um temporal que atingiu Ponte Alta do Norte e Porto União, no início da noite de domingo, 15.  Em Ponte Alta do Norte, na Serra Catarinense foram registrados quatro óbitos, a quinta vítima morava em Porto União, no Planalto Norte. O Secretário de Estado da defesa Civil, Milton Hobus, está visitando as duas regiões afetadas para acompanhar o levantamento dos prejuízos e as ações de socorro e atendimento do Governo do Estado às famílias afetadas pelo mau tempo.
Em Ponte Alta do Norte, os óbitos registrados foram causados pelos efeitos do forte vendaval. Quarenta casas foram danificadas, 12 casas destruídas, desmoronamentos e queda de árvores também foram registrados. O gerente de Operações e Assistência da Defesa Civil, Alexandre Sampaio, informou que cerca de 20 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais de Lages e de Curitibanos. Uma Central de Gestão de Crise foi montada no posto Serrano, em Ponte Alta do Norte.

Foto: Defesa Civil SC
“A Defesa Civil já acionou todos os parceiros como a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, para as atividades de socorro tanto Ponte Alta do Norte, quanto em Porto União. O importante neste momento é socorrer as vítimas do evento. Em momento posterior será dado atenção aos prejuízos materiais resultantes do vendaval”, explicou Sampaio.
Em Porto União, um homem de 54 anos morreu após ser atingido pelo telhado de um barracão. Por volta das 21h, o forte vento causou os estragos, destruindo casas, quedas de barreiras e árvores.
Segundo o gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, ainda não se pode afirmar se foi um tornado ou uma microexplosão que atingiu os municípios. “Para a classificação de danos é necessário um laudo de meteorologista, com a interpretação do padrão do ocorrido. Estamos trabalhando juntamente com Epagri/Ciram, analisando as imagens dos locais e as imagens do radar de Lontras”, disse o gerente. Frederico relatou ainda que os vendavais e as chuvas estiveram associados a passagem de uma frente fria por Santa Catarina. 
Em Caxambu do Sul, no Oeste, uma residência foi totalmente destelhada e parte das paredes caíram por volta das 17h de domingo. A família foi encaminhada para um abrigo.

Dados registrados – Atualizados às 8 horas, desta segunda-feira
Vento Máximo nas últimas 24 horas:
Água Doce 90 km/h - 20h,
Novo Horizonte 78 km/h - 21h,
Chapecó 71 km/h - 16h,
Lages 71 km/h - 18h,
Xanxerê 67 km/h - 16h,
São Miguel do Oeste 67 km/h - 10h,
Imbituba 66 km/h - 13h,
Tangará. 64 km/h - 19h.
A estação meteorológica mais próxima de Ponte Alta do Norte fica em Curitibanos e às 21 horas de domingo, foram registrados ventos de 46 km/h. As mais próximas a Porto União são as de União da Vitória, no Paraná, 27 km/h, e General Carneiro que foram registrados ventos de 64 km/h.
Maiores volumes de chuva registrados em SC nas últimas 24 horas
ITÁ 49 mm
SÃO BENTO DO SUL 46 mm
ALFREDO WAGNER* 43 mm
ITAIÓPOLIS 41 mm
CANOINHAS* 38 mm
CAMPO ALEGRE* 38 mm
BOCAINA DO SUL 36 mm
CAPINZAL 36 mm
LAGES* 36 mm
CONCÓRDIA 35 mm
TANGARÁ* 35 mm
IRINEÓPOLIS 35 mm
SÃO JOAQUIM* 33 mm
RIO NEGRINHO 32 mm
ANITÁPOLIS* 32 mm.
Fonte de dados: Estações pluviométricas Cemaden e Epagri/Ciram*
Previsão do tempo para a semana
Conforme o meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), Marcelo Martins, apesar do mau tempo do domingo a semana terá o avanço de uma massa de ar frio e seco, que avança pelo Sul do Brasil e deixa o tempo estável com predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões. Não há previsão de ventos fortes e chuvas. Somente o mar que deve ficar muito agitado nos próximos dias.
“A temperatura estará em declínio no decorrer desta segunda-feira, com registro da mínima ao amanhecer. E assim deve seguir nos próximos dias, com previsão de geadas noi Oeste, Meio-Oeste e Planalto Catarinense. O frio deve ser intenso, principalmente nos próximos três dias”, informou Marcelo.
Dados do setor de meteorologia da Epagri/Ciram indicam mar muito agitado com risco de ressaca no litoral de SC. Um ciclone extratropical posicionado no oceano próximo a costa do Uruguai, provoca vento forte e mar muito agitado.
Nesta segunda-feira,16, e boa parte da manhã de terça-feira,17, o vento sopra forte e persistente de sudoeste e sul com rajadas de 60 a 70 km/h, deixando o mar muito agitado e grosso, com ondas altas e picos de onda de 3,0 m a 4,0 m. Vento e altura de onda acima desses valores são previstos para áreas afastadas da costa e ao sul de Florianópolis.
Há risco de ressaca, sendo desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Recomendações da Defesa Civil SC
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo:Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como banheiros das residências. Também é aconselhável fechar janelas e portas e não manusear equipamentos elétricos ou telefones devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos:Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas de residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site:www.defesacivil.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...