sexta-feira, 6 de maio de 2016

Setor de alimentação escolar do município passa por capacitação

Foram vários encontros, análise de documentos, reuniões, visitas às unidades escolares, levantamento de dados e elaboração de um manual
Oferecer alimentação saudável aos mais de 16 mil alunos da rede municipal de ensino é uma das preocupações da atual administração. Nesta semana, profissionais que atuam no setor, desde nutricionistas, merendeiras, agricultores familiares e conselheiros da alimentação escolar passaram por uma consultoria do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane) de Santa Catarina.
Foram vários encontros, análise de documentos, reuniões, visitas às unidades escolares, levantamento de dados e elaboração de um manual que ficará sob a responsabilidade do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Lages e da Secretaria de Educação. O assessoramento foi aplicado desde segunda até esta quinta-feira (5) com o objetivo de analisar todo o processo, apontar falhas e os pontos fortes e orientar sobre o melhor caminho para se chegar a bons resultados.
Os Centros Colaboradores são frutos de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal, e desenvolvem ações para promoção e garantia de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar, auxiliando na efetivação e consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas escolas.
Para alcançar seus objetivos, realizam pesquisas e desenvolvem projetos relacionados à alimentação e à nutrição dos estudantes das redes públicas de ensino. “A visita, com repasse de orientações e análises importantes, contribui muito com o trabalho desenvolvido em Lages”, comenta a secretária de Educação, Leni Coelho Granzotto.
Conselho é responsável pela fiscalização
O Conselho da Alimentação Escolar tem por objetivo o controle social e deve ser atuante em todos os processos, desde a aquisição até a distribuição dos alimentos, fiscalizando o processo e verificando os problemas, fazendo uma prestação de contas anual.
Representantes do Conselho de Lages, com 14 membros, estiveram na capacitação com o Cecane e receberam um manual. “Vamos reforçar ainda mais as normas e seguir as orientações, atuando e fiscalizando desde o recebimento dos produtos hortifrutigranjeiros pela agricultura familiar até a distribuição nas escolas”, diz a presidente do Conselho, Rita de Cássia Menegasso.
A atuação do Conselho foi elogiada pelos representantes do Cecane, que estão otimistas com as ações futuras no município. “De todas as nossas assessorias, Lagesé a cidade que contou com um Conselho mais participativo. Vimos que eles entendem a importância do trabalho”, afirma Raphael Salles Granato Cunha, nutricionista e assessor do Cecane/SC.
Agricultura Familiar fornece alimentos mais saudáveis
O programa Agricultura Familiar vem auxiliando os municípios na aquisição de produtos hortifrutigranjeiros frescos e mais saudáveis para a alimentação escolar. Está na legislação que cada município deve ter 30% dos produtos adquiridos através do programa. Os recursos são provenientes do FNDE, mediante fiscalização do Conselho da Alimentação Escolar.
Em Lages há a parceria entre as Secretarias de Educação e de Agricultura e Pesca para recrutar pequenos produtores rurais que entregam seus produtos semanalmente.“São alimentos mais seguros, com menor utilização de agrotóxicos, sendo muitos dos produtos orgânicos ou agroecológicos. E uma das diretrizes é a sustentabilidade não só ambiental e social, mas também econômica, pois acaba gerando renda para os pequenos agricultores e os recursos são investidos no próprio município”, ressalta Raphael.
Legenda: O assessoramento foi aplicado desde segunda até esta quinta-feira(Foto: Toninho Vieira)
______________________________________________
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...