segunda-feira, 23 de maio de 2016

Mulheres buscam espaço nos festivais nativistas

“Todos me perguntam se vou cantar na próxima edição. Eu respondo que com certeza irei continuar.” Zétti Gaudéria
A cada festival nativista espera-se a participação de mais mulheres no palco. A delicadeza e as vozes femininas dão harmonia às melodias e letras muitas vezes rústicas, falando da rotina do homem do campo e da cultura tradicionalista. Ainda não são protagonistas, considerando que a maioria dos intérpretes é masculina. Mas muitas mulheres são pioneiras e fazem sua própria história.Um exemplo é a lageana Zétti Gaudéria.
Zétti se apresentou na Sapecada da Serra Catarinense por quatro anos consecutivos, incluindo esta edição. Este ano defendeuuma música que fala das raízes e da cultura lageana, desde a fundação da cidade, os caminhos das tropas e o jeito de ser do povo serrano. “O objetivo era transmitir ao público nossa mensagem e dar um retorno aos muitos amigos que acompanham nosso trabalho e torcem pela gente.Esseé o maior troféu, está acima de qualquer outra premiação”, diz emocionada.
Para ela, ainda é pouca a participação de mulheres nos festivais regionais. A presença feminina, assevera, deveria ser incentivada. “Acredito que as mulheres que gostam da música tradicionalista e de cantar deveriam procurar entrar nesse meio. Conheço muitas que cantam bem e não estão inseridas. Os letristas precisam valorizar mais a voz feminina em suas composições”, defende.
A primeira vez que Zétti subiu num palco de Sapecada teve a letra escrita especialmente para ela e seu talento como intérprete. “Agradeço às pessoas que acreditaram no meu potencial. Se não fosse esse empurrãozinho, talvez nunca tivesse iniciado. Agora todos me perguntam se vou cantar na próxima edição. Eu respondo que com certeza irei continuar”, finaliza.
Legenda: Zétti defendeu, nesta Sapecada, uma música que fala das raízes e da cultura lageana (Foto: Marcio Avila)

______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...