segunda-feira, 9 de maio de 2016

Festa do Pinhão: prefeito reúne secretários e presidente da CCO para definir ações

Faltam apenas duas semanas para iniciar o evento no parque Conta Dinheiro. Antes, no dia 14, começa o Recanto do Pinhão, na praça João Costa

Em reunião com grande parte do colegiado municipal na tarde desta sexta-feira (6), o prefeito Elizeu Mattos e o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da 28ª Festa Nacional do Pinhão, Gilson Maximo, definiram tarefas a serem executadas nestas duas semanas que restam para o início do maior evento da Serra e um dos maiores do Sul do Brasil. Desde o começo da atual administração segue-se a proposta de gestão compartilhada, também pelo fato de a festa ser organizada pela parceria público-privada com a empresa Gaby Produções. “Já estamos entrando no clima da Festa do Pinhão, um evento de toda cidade”, diz Elizeu.
A parte estrutural dentro do parque de exposições Conta Dinheiro, a exemplo da limpeza (recolhimento do lixo) e serviços de esgotamento sanitário, além de determinadas conexões de iluminação pública, e em seu entorno, como a manutenção de acessos, trânsito e sinalizações turísticas, e do Recanto do Pinhão Aracy Paim, na praça João Costa, competem à prefeitura. A montagem de tendas e estandes no Recanto do Pinhão ocorrerá nos primeiros dias da próxima semana, já que a abertura do evento será no sábado (14), às 10h. Para as 17h está marcado show de Elton Saldanha. Uma das novidades é que serão servidos 200 quilos de pinhão cozido ao público.

Próximas ações
Na segunda-feira (9), responsáveis pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e Diretoria de Trânsito (Diretran) se reunirão para definir ações futuras da Polícia Militar (PM), bem como dos órgãos municipais, durante o evento. A PM disponibilizará 30 homens. Haverá câmeras de vídeo monitoramento e bases elevadas para fiscalização. Alguns dos pontos a serem discutidos na reunião serão fluxo e estacionamento de táxis, ônibus e vans.
O secretário de Infraestrutura, Dieferson Branger, afirmou que será revitalizado o pavimento pendente da avenida Camões, no Coral, a partir do muro do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV). Para esta edição da Festa do Pinhão foi firmada parceria com a Autopista Planalto Sul, que cederá uma ambulância com médico socorrista, entre outros profissionais, para dar suporte às demandas geradas dentro do parque.
As secretarias e órgãos envolvidos diretamente na realização da Festa do Pinhão são Turismo, Saúde, Infraestrutura, Administração, Fazenda, Habitação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Segurança e Ordem Pública, Comunicação, além dos gabinetes do prefeito e vice, Fundação Cultural de Lages (FCL), Diretran, Procon, Progem, Vigilância Sanitária e setor de Garagem.
Há um orçamento a ser cumprido. “Em 2015 foram investidos R$ 200 mil de recursos próprios e pretendemos, dentro do nosso planejamento, utilizar montante próximo a este”, informa Gilson Maximo, referindo-se às Sapecadas da Serra e da Canção Nativa, bem como à Mostra Cultural. O governo do Estado deverá destinar R$ 350 mil para esta edição da Festa do Pinhão.

Sapecadinha
A CCO lembra que no dia 19 de maio haverá as audições das canções referentes à Sapecada Infantojuvenil (Sapecadinha), festival de interpretação de músicas envolvendo crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos. No dia 27 acontecerá a final no teatro Marajoara.

Campanha de alimentos
Nos dias de entrada gratuita (23 e 24), quando haverá a 24ª Sapecada da Canção Nativa, etapas classificatória e final, em parceria com o Projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), haverá campanha de arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis. O Mesa Brasil encaminhará os mantimentos para suprir instituições filantrópicas.

Workshops de gastronomia
Nos dias 17, 18 e 19 de maio serão promovidos workshops de gastronomia pela parceria da Secretaria de Turismo e a Embrapa, quando, em cada um destes dias serão preparados de cinco a oito tipos de pratos salgados e doces, baseados no principal ingrediente da Serra nesta época, o pinhão. Os workshops partirão de um livro composto por quase 200 receitas. As oficinas serão gratuitas e realizadas na Secretaria de Turismo, na avenida Papa João XXIII, bairro Petrópolis. As inscrições serão abertas na próxima semana.

Legenda: Diversas secretarias e órgãos municipais estão envolvidos diretamente na organização (Foto: Toninho Vieira)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...