sexta-feira, 11 de março de 2016

Itamaraty mobiliza ouvidoria interna para investigar denúncias de assédio


O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou ontem (9) em reunião com a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) que mobilizou sua ouvidoria interna para investigar denúncias de assédio que possam estar ocorrendo com servidores da pasta.

Segundo o embaixador Sérgio Danese, subsecretário-geral do Itamaraty, a pasta adota tolerância zero contra qualquer tipo de assédio, seja moral, sexual ou racial.

A audiência resultou de requerimento de informação de Carmen Zanotto ao ministério, após a parlamentar tomar conhecimento de vários relatos de diplomatas que afirmam terem sido tratadas de forma discriminatória por serem mulheres.

O embaixador Danese disse, também, que o ministério acionou o seu comitê de gênero e raça para atuar no assunto após tomar conhecimento por meio reportagens publicadas pela grande imprensa tratando do assunto. Fato que também levou a parlamentar a elaborar o requerimento de informação.

Carmen Zanotto elaborou o pedido de informação baseada nas reportagens e em relatos em grande parte postados num perfil do Facebook, a fim de preservar a identidade das denunciantes.

No Facebook foram mencionados 108 casos de diplomatas que afirmam terem sofrido algum tipo de assédio em razão de serem mulheres.

A deputada federal sugeriu também ao embaixador Danese que o ministério promova campanhas de conscientização sobre o papel da mulher na carreira pública, sobretudo, na escola de formação da diplomacia, ou seja, o Instituto Rio Branco.



Mais informações
Gabinete Carmen Zanotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...