sexta-feira, 11 de março de 2016

Informe do Legislativo Lageano 10-03-2016 (cinco matérias)

Câmara sugere ingresso de graça para crianças nos jogos do Inter em Lages

- Comunidade do bairro Guarujá recebe parquinho infantil

- Informações sobre professores contratados em quatro funções são requeridas

- Reposição imediata de medicamentos no tratamento do câncer

- Repúdio a criação de novo imposto sobre movimentação financeira

===================================================

Câmara sugere ingresso de graça para crianças nos jogos do Inter em Lages

A viabilidade da isenção do pagamento de ingresso às crianças menores de 12 anos nos jogos do Inter no estádio municipal Vidal Ramos Júnior (Tio Vida), desde que acompanhadas de um responsável com documentos de identificação, é a solicitação feita na Câmara pelo vereador Marcius Machado (PR) e aprovada pelos demais edis.
O proponente explica que este é um pedido de pais e amantes do futebol, que alegam que isso incentivaria as crianças a tomar gosto pelo esporte futebolístico. O requerimento 041/16 foi encaminhado ao presidente do Inter de Lages, Cristopher Nunes, e ao superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Jose Capelleti Maximiliano Batalha.


Comunidade do bairro Guarujá recebe parquinho infantil

O vereador Pastor Mendes (PROS) é um dos campeões no número de indicações apresentadas no Legislativo. Muitas resultantes dos pedidos feitos pela população tanto no gabinete como nos perfis de mídia digital de Mendes. Uma destas propostas, segundo o legislador, deve ser efetivada em alguns dias. É o parque infantil do bairro Guarujá, solicitado pelo vereador na indicação 406/2015 e na audiência pública que reuniu líderes comunitários no dia 21 de outubro do ano passado.
A confirmação sobre o andamento da obra foi dada em uma reunião que contou com a presença do prefeito Elizeu Mattos (PMDB), do secretário de Meio Ambiente e Obras Públicas, Hampel Vieira, e do presidente da Associação de Moradores do Guaruja, Francisco Costa (Chiquinho). “Só quem tem a ganhar é a comunidade que tem sido muito grata pelos pedidos atendidos quando possível. Parabéns a comunidade do Guarujá pela conquista”, comemorou Mendes.


Informações sobre professores contratados em quatro funções são requeridas

A situação dos professores contratados em diversas áreas na rede pública municipal motivou quatro pedidos de informação (025 a 028/16) de autoria da vereadora Aida Hoffer (PSD) e encaminhados ao chefe do Executivo Municipal, Elizeu Mattos (PMDB).
Os documentos solicitam da Prefeitura informações, respectivamente, sobre os professores admitidos em Letramento Digital, Apoio a Inclusão, Produção Textual e Literatura. Pede-se uma relação nominal com: nome completo; classificação deste no processo seletivo realizado em 2014; local onde exerce a função; série/ano em que atua; carga horária; e a escolaridade do profissional.


Reposição imediata de medicamentos no tratamento do câncer

A reposição urgente dos medicamentos destinados ao tratamento do câncer no Hospital Tereza Ramos (HTR) é solicitada pelo vereador João Chagas (PSC) na moção legislativa 023/16. A matéria encaminhada ao secretário de estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, e ao secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, requer também a ampliação do estoque destes remédios e a melhoria dos equipamentos para aplicação da quimioterapia, pois a todo momento apresentam defeito, segundo o proponente.
Chagas destaca que o setor de tratamento contra o câncer em Lages é contemplado por atenciosos profissionais que se dedicam e sabem da árdua luta que os enfermos travam, mas que estes só podem ajudar se os equipamentos estiverem funcionando e se nenhum tipo de medicamento estiver faltando, casos da Morfina e do Megestrol, que fazem o tratamento ser menos doloroso aos pacientes.
A Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma maneira diferente. Por este motivo são utilizados vários tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento.
Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento único ou aliada a outros, como radioterapia e/ou cirurgia.


Repúdio a criação de novo imposto sobre movimentação financeira

Na moção legislativa 025/16, encaminhada a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) e a toda bancada catarinense do Congresso Nacional, o vereador Elói Bassin (PROS) reivindica que os parlamentares de Brasília vetem qualquer possibilidade de criação de tributos nos moldes da antiga Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), que era utilizada para o orçamento da Saúde.
A matéria é motivada pela vontade do Governo Federal em propor outro imposto para o financiamento da Saúde, a chamada Contribuição Social Para a Saúde (CSS). Bassin argumenta que a sociedade é contrária a criação de novos impostos, que refletem no preço dos produtos e dificultam o crescimento da economia. “Precisam, sim, de mais qualidade na gestão pública, com a devida atenção à saúde, à educação, à habitação, ao emprego, à mobilidade urbana, à logística, à infraestrutura e à competitividade”, defende.


Fotos: Divulgação / Elisandra Pandini (Câmara)

Everton Gregório
Jornalista - Câmara de Vereadores de Lages
(49) 3251-5416

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...