quarta-feira, 30 de março de 2016

Assinada ordem de serviço para construção de escola no Complexo Ponte Grande

Agradeço a administração municipal por realizar esse sonho.” Elizete Reis
O prefeito Elizeu Mattos assinou na noite desta terça-feira (29) a ordem de serviço para a construção da nova Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Saul de Athayde, no bairro Ferrovia, que será construída substituindo a estrutura atual. A obra vai atender as famílias que passarão a residir no condomínio do Complexo Ponte Grande, que está em construção no bairro Várzea. “Será uma obra magnífica. Quem dera o poder público tivesse recursos suficientes para construir uma escola como esta em todos os bairros, mas aos poucos vamos dando assistência e melhorando a qualidade do ensino nas escolas municipais”, diz Elizeu.
Ao todo será investido na obra o valor de R$ 3.664.347,03. São recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do governo federal, mais contrapartida do município para adequação do terreno. A empresa Decc Construções, de Concórdia, será a responsável pela execução. O vice-prefeito Toni Duarte enfatiza que esta é uma ordem de serviço diferenciada das demais. “A obra contribuirá para a formação de cidadãos de bem. Junto à estrutura física está a soma de esforços dos profissionais que atuam na área da educação”, comenta.
A unidade será construída de acordo com os novos padrões do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A secretária de Educação, Marimilia Coelho, anunciou que no lugar da estrutura da antiga Emeb Saul Athayde, será implantado um Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim), aumentando a oferta de vagas nessa região da cidade. Segundo a presidente da associação de moradores do Ferrovia, Elizete Reis, faz mais de dez anos que os moradores esperavam a realização desse projeto. “Agradeço a administração municipal por realizar esse sonho”, diz.
A diretora da Emeb, Cristina Marcon Buogo, é ex-aluna da escola e não escondeu a emoção em presenciar a ordem de serviço para a construção da nova estrutura. “Hoje vejo um sonho se realizando”, diz. A moradora Francine Aparecida Lima Santos esteve presente na solenidade junto de seus três filhos. Assim que a unidade for entregue à comunidade eles passarão a estudar na nova escola.
Amplos investimentos
Esta será mais uma obra de uma série de investimentos da administração municipal na área da educação. Desde 2013 já foram investidos aproximadamente R$ 15 milhões, aplicados na construção dos novos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) e na Emeb, aquisição de cinco ônibus escolares, reforma de 60 unidades escolares, aquisição de mobiliário e outros avanços.
Nas duas últimas semanas foram assinadas outras três ordens de serviço que beneficiarão a comunidade, principalmente no aumento de vagas na educação infantil. Serão construídos dois Ceims, um no bairro Santa Helena e outro no loteamento Nadir, na região do bairro Penha. O prefeito também assinou a ordem de serviço para a ampliação do Ceim Sebastião Waltrick, no bairro Bates, aumentando a capacidade da unidade com 20 novas vagas. “Com essas obras iremos aumentar cerca de duas mil vagas nas creches do município em apenas três anos. Enquanto o país inteiro se queixa da crise, em Lages estamos dando ordens de serviço e inaugurando obras”, destaca Elizeu.
Conheça o projeto
O projeto conta com um espaço educativo amplo, com 12 salas, e capacidade de atendimento de até 780 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) ou 390 em período integral. Estará localizada na avenida Marechal Castelo Branco.Serão 3.228 metros quadrados de área construída, baseada nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico como no intelectual e social.A Emeb contará com oito blocos para atender a comunidade, com sala administrativa, biblioteca, auditório, laboratório de informática, cozinha, pátio coberto, quadra coberta, sanitários e salas de aula.
Legenda: Esta será mais uma obra de uma série de investimentos da prefeitura na área da educação (Foto: Sandro Scheuermann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...