quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Carmen Zanotto vai coordenar mobilização para aprovação da PEC da Saúde

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) vai coordenar uma série de iniciativas a fim de se aprovar a PEC 001/2015 no primeiro semestre do ano. Carmen Zanotto é a relatora da PEC.

A proposta dispõe sobre o valor mínimo a ser aplicado anualmente pela União em ações e serviços de saúde. De forma escalonada, estabelece que em seis anos o governo federal destinará 19,4% das receitas líquidas para financiamento do SUS.

A iniciativa também retoma os ideais do Movimento Saúde+Dez, cujo projeto de iniciativa popular propõe à União a aplicação de 10% das receitas brutas no SUS (Sistema único de Saúde).

Conforme foi definido com um grupo de parlamentares envolvidos na elaboração e tramitação da PEC, a estratégia para acelerar a apreciação e aprovação será angariar apoio de líderes das legendas na Câmara dos Deputados e entidades nacionais que atuam em defesa do SUS sobre a importância da matéria.

Um dos argumentos será vincular os últimos problemas na área da saúde pública como o surto do Zika Virus e a falta de vacinas ao sub-financiamento do SUS.

No fim do ano passado, Carmen Zanotto junto com Macris e o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) conseguiram aval dos líderes para que a PEC tenha urgência na tramitação. Obtiveram também apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A meta, agora, será reforçar esses sinais favoráveis e ampliar o apoio perante outros parlamentares, explica Carmen Zanotto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...