quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Referência no Brasil, programa de educação fiscal mobiliza mais de 30 mil estudantes na Serra de Santa Catarina

Um novo conceito de cidadania aflora na Serra Catarinense. Estudantes das redes pública e privada de ensino agora estão mais conscientes dos seus direitos e deveres, sempre com vistas a uma sociedade mais justa e correta e, consequentemente, um mundo melhor.
O Programa de Educação Fiscal do Governo de Santa Catarina, em parceria com a Receita Federal e a secretaria municipal de Educação de Lages, tem o desafio de promover o pleno exercício da cidadania entre as crianças e adolescentes.
Em Lages, a primeira edição ocorreu em 2012 com quatro escolas. E agora, em 2015, nada menos que 80 instituições de toda a região participaram, com o envolvimento de mais de 30 mil estudantes.
Utilizando-se das mais diversas ferramentas de ensino, cada escola desenvolveu projetos culturais e educacionais para conscientizar seus alunos, pais e professores sobre a importância de bem administrar as finanças pessoais, pesquisar preços, exigir nota fiscal e acompanhar as contas públicas e os recursos aplicados em cada canto das cidades.

Estudantes se surpreendem, aprendem para toda a vida e espalham o conhecimento

Nesta terça-feira, 25, ocorreu a devolutiva final dos trabalhos. Aproximadamente 60 estandes foram montados em um pavilhão no Parque de Exposições Conta Dinheiro com estruturas, trabalhos e apresentações iguais a uma feira de ciências. E os resultados foram os melhores possíveis.
Foi assim com Katrine de Fátima Assis Melo, de 15 anos, aluna do oitavo ano da Escola de Educação Básica Major Otacílio Couto, de Campo Belo do Sul. Ela apresentou uma maquete que mostra duas cidades, uma com e outra sem recursos. E com base nos números reais da arrecadação do seu município, já sabe o que exigir dos governantes.
“Queremos uma cidade boa, limpa e organizada. Antes eu não me interessava em saber para onde ia o nosso dinheiro, e a partir de agora nunca mais deixarei de acompanhar, pois isso não é importante só para mim, mas para todo mundo”.

“Aprendi a conferir quantos tributos pagamos em uma nota fiscal e a importância desses impostos. Eu não imaginava que eram tantos. Agora poderei cobrar o devido uso na saúde, educação e outras coisas boas para a população”, completa Diogo Martino, de 18 anos, aluno do terceiro ano do Colégio Industrial de Lages e que apresentou um trabalho que remete a uma mercearia e seus produtos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...