terça-feira, 10 de novembro de 2015

Penas maiores para brigões em estádios são aprovadas na Câmara


            A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que aumenta as penas de reclusão e de banimento de torcedores dos estádios, em casos de tumulto e violência. O projeto, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), altera o Estatuto de Defesa do Torcedor e impõe prisão de três a seis anos – além de multa – para quem promover confusão, praticar ou incitar a violência, ou até mesmo invadir local restrito aos competidores. O PL 7063/14 também impede o torcedor de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de três a dez anos se ele causar algum dano no local da competição, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento.
“Gente que faz questão de estragar a festa dos outros tem que ser barrada. Se a educação que vem de casa não é suficiente para promover o bom convívio social, é preciso que o Estado exerça seu papel e puna”, defende Peninha. Para o relator do projeto, deputado Eduardo Bolsonaro (PSC/SP), também é necessário pôr fim ao que ele chama de responsabilidade solidária: “Hoje o estatuto determina que a torcida organizada responda civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados. Meu relatório retira a responsabilidade da torcida e culpa o indivíduo que infringiu a lei”.
Já aprovada pela Comissão do Esporte, a proposta do deputado Peninha será analisada agora pela última Comissão Permanente da Casa (Comissão de Justiça) antes de seguir para o plenário e posterior tramitação no Senado Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...