quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Chuvas castigam Alto Vale do Itajaí


Relatório apresenta perdas na agricultura na região do Alto Vale do Itajaí

Relatório preliminar apresenta as perdas na agricultura do Alto Vale do Itajaí devido ao excesso de chuvas no último mês. Baseada em dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca estima impactos significativos nas culturas de cebola, fumo, arroz, milho, trigo e feijão da região.

A Secretaria ainda não fala em perdas generalizadas, mas é fato que os altos volumes de chuva e a baixa luminosidade das últimas semanas têm dificultado o avanço do plantio, impedindo a colheita e provocando perdas na quantidade e qualidade de algumas culturas. Além disso, há perdas de solo pelo excesso de chuvas. A região mais atingida é a do Alto Vale do Itajaí, principalmente os municípios de Rio do Sul e Ituporanga, sendo que ainda existem áreas alagadas o que dificulta o levantamento de perdas.

Rio do Sul, Ituporanga, Alfredo Wagner e Leoberto Leal registraram perdas significativas na produção de cebola. A área atingida com algum tipo de perda chega a 72% da área plantada, comprometendo 61% da produção. Esses municípios tinham 15.230 hectares de área plantada, mais de 10 mil hectares prejudicados pelo excesso de chuvas, uma perda estimada de 178.580 toneladas.

A cultura do fumo também sofreu forte impacto na região do Alto Vale, 43% da área estimada para o plantio foi comprometida, o que representa aproximadamente 29% de perda na produção. Tanto para a cebola quanto para o fumo não há mais possibilidade de recuperação, não existem tempo nem condições climáticas favoráveis para o replantio.

As lavouras de arroz irrigado, que estão localizadas próximas a cursos d água, também foram bastante afetadas. O levantamento preliminar aponta que 32% da área plantada foi atingida, uma perda efetiva de 16% na produção da região. Em Araranguá, Criciúma e Tubarão, boa parte da área total cultivada já foi semeada. O plantio tem sido prejudicado devido ao excesso de chuvas e algumas áreas serão replantadas, aumentando os custos de produção.


Ainda no Alto Vale, a produção de feijão sofreu graves perdas, podendo superar 61% da produção e 64% da área destinada ao plantio.  No restante do estado, a cultura mais atingida foi o trigo. A expectativa é de que 50% da safra estadual esteja prejudicada. As últimas estimativas previam uma produção de 267 mil toneladas, numa área total de 86.641 hectares, em função das chuvas, geadas e vendavais, a colheita deve ser de 133 mil toneladas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...