quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Bancada Catarinense abraça pleitos da Serra

Bancada Catarinense abraça pleitos da Serra

Delimitações do Parque Nacional São Joaquim e o corte da araucária foram alguns dos temas da reunião desta quinta-feira em Brasília

O Fórum Parlamentar Catarinense abraçou causas importantes para a Serra Catarinense nesta quinta-feira, em reunião com vereadores da região, em Brasília. Um exemplo é o projeto das novas delimitações do Parque Nacional São Joaquim, que tramita na Câmara dos Deputados e é fundamental para o plano de manejo e reabertura total da área para a visitação. O pleito, que já é uma bandeira da deputada Carmen Zanotto (PPS), será abraçada por toda a bancada, no sentido de acelerar a aprovação da matéria. 

A Bancada Catarinense, liderada pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB), ainda recebeu o pleito sobre uma emenda no Código Ambiental Federal que permita o corte da araucária de maneira sustentável, como alternativa de manejo e renda. 
Baseada em estudos, a vereadora Mariza Costa, presidente da União dos Vereadores da Região Serrana de SC (Uveres), argumentou que a espécie não está em extinção. 
“A proposta é plantar cinco pés e cortar um após dois anos. Queremos que a espécie sobreviva e valorizar o símbolo da região, que é o pinhão”, destacou ela, que já encaminhou o pleito para a ministra da Agricultura, Kátia Abreu e para a senadora Ana Amélia. 

A bancada solicitou mais informações sobre o tema para poder encaminhar o pleito, mas o senador Paulo Bauer observou que a legislação ambiental não pode ser alterada só em função da araucária. “É preciso levantar se outras espécies que  também estão na mesma situação”, destacou ele.  

A comitiva da Serra ainda pediu o apoio dos senadores e deputados catarinenses na defesa da maça catarinense, barrando a importação da maça chinesa e evitando a entrada de novas pragas. “A bancada catarinense inteira está fechada na defesa do setor em Santa Catarina”, destacou Mariani.
Os vereadores também falaram da preocupação diante do mormo, doença que atinge cavalos e que pode contagiar humanos. Eles criticam o fato de só um laboratório em Pernambuco ter condições de realizar o exame que pode diagnosticar a doença. Querem que Santa Catarina tenha condições de fazer o exame, bem como outros estados. A bancada irá solicitar mais informações à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, a Cidasc. 

O apoio ao projeto de asfaltamento do Caminho das Neves foi outro pleito encaminhado. 



Presentes no encontro o senador Paulo Bauer, as deputadas Carmen Zanotto e Geovânia de Sá, além de deputados como Marco Tebaldi, Jorginho Mello, Edinho Bez, Esperidião Amin, Décio Lima e Fabrício Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...