terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mudanças no Memorial Nereu Ramos são analisadas

Além da alteração do formato, outra preocupação é quanto a utilização de um vidro com 10 milímetros de espessura que seria utilizado após a remoção da pirâmide

Na manhã desta segunda-feira (21) o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR), João Alberto Duarte, visitaram a estrutura do Memorial Nereu Ramos, um patrimônio do município construído ao lado de um patrimônio do Estado, que é o Colégio Rosa.  O intuito do encontro foi analisar e esclarecer dúvidas com relação ao formato e material com o qual será feita a nova cobertura do Memorial, concomitante às obras de revitalização do colégio.
Há fatores que geram um pouco de preocupação. O Conselho do Patrimônio Histórico (Compac) já se manifestou de que se essa mudança de formato estaria indo contra questões éticas relativas aos direitos autorais, uma vez que esse projeto foi escolhido entre diversos, através de um concurso público realizado pela prefeitura há alguns anos. Caso a pirâmide seja removida, o resultado irá ser alterado consideravelmente. Além da estética, o espaço interno também terá problemas, principalmente com o calor no verão, contando com menos áreas de circulação do ar e uma possível sensação de claustrofobia.
A Secretaria de Planejamento precisa de um responsável técnico por essa mudança, o qual ainda não existe. Por isso o assunto está sendo analisado em parceria entre a prefeitura e o governo do Estado. “Essa parceria já andou muito bem durante a revitalização das calçadas do entorno do Colégio Rosa, executadas pelo município, repaginadas e contemplando a lei da acessibilidade”, comenta Raineski.
Além da mudança do formato, outra preocupação é quanto a utilização de um vidro com 10 milímetros de espessura que seria utilizado após a remoção da pirâmide – é possível que não seja o suficiente para garantir a segurança, principalmente de crianças, e de desavisados que por ventura circulem sobre a estrutura. “Queremos que a revitalização do Colégio Rosa, que é uma obra magnífica, valorizando o patrimônio histórico cultural da cidade, não seja prejudicada por alguma omissão ou projetos mal executados”, diz o secretário.
As discussões devem continuar, avaliando se o ideal será reforçar a estrutura de segurança, manter a pirâmide ou outra alternativa. A ideia é transformar o espaço em mais um ambiente turístico, voltado à cultura e ao lazer. O Memorial, de responsabilidade da Fundação Cultural de Lages (FCL), mantém arquivada toda a história e restos mortais do lageano Nereu Ramos, o único catarinense presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...