quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Marcos Castiel dá aula de jornalismo em Lages na primeira palestra da história da Assisc

A primeira palestra da história da Associação de Imprensa da Serra Catarinense (Assisc) foi um sucesso. Fundada há apenas quatro meses, a entidade trouxe a Lages na noite desta terça-feira, 22 de setembro, uma das referências em jornalismo esportivo no Sul do Brasil.
O evento foi prestigiado por profissionais, estudantes de comunicação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e do Centro Universitário Facvest (Unifacvest), desportistas e outras pessoas ligadas ao esporte. O auditório estava cheio, e quem foi, ficou até o fim, aprendeu, gostou e aprovou.
Realizada numa parceria entre a Assisc e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, a palestra com Marcos Castiel, editor de Esportes do jornal Diário Catarinense e jornalista multimídia do Grupo RBS, foi bastante oportuna devido ao bom momento esportivo da região, com o Inter de Lages garantido na elite do Campeonato Catarinense e voltando às competições nacionais após meio século.

Experiência, carinho com o Inter de Lages e orientações importantes

Com 28 anos de experiências que incluem coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas, Copa América, finais de Taça Libertadores, de Brasileirão e de outras grandes competições nacionais e internacionais, Castiel iniciou a palestra já com agrados e aplausos ao vestir uma camisa do Inter de Lages personalizada com o seu nome.
Entusiasta declarado do Leão Baio, a quem chama carinhosamente de Interzinho e ao qual sempre dedica espaços nobres nos veículos de comunicação para os quais trabalha, Castiel destacou a importância do domínio da língua portuguesa, da diversidade de fontes confiáveis e da conquista da credibilidade para o exercício do bom jornalismo.
“Tem que ter DNA de jornalista, pois é uma profissão que exige muito, assim como policial, médico e outras que não têm folga e trabalham muito, sempre sob pressão e sem horários, com plantões em finais de semana e feriados”.
Aos estudantes de comunicação, Castiel falou sobre as dificuldades e os desafios do início da carreira. E aos profissionais que já atuam na área esportiva, deu orientações sobre como atuar, seja no trato com atletas, árbitros, dirigentes e demais membros da imprensa, em coberturas de grandes competições como as que o Inter de Lages voltou a disputar, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...