quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Coruja apresenta Projeto de Lei para reconhecer Urupema como a Capital Catarinense do Tropeirismo

pelos parlamentares e funcionários da casa.  Presentes, além de vários parlamentares, o prefeito de Urupema, Amarildo Luiz Gaio e representantes da comunidade local.
A cidade, que cultiva as tradições do tropeirismo, desenvolve nesta semana uma programação alusiva à Semana Farroupilha, que teve início com a chegada da Chama Crioula, na Praça Central Manoel Pinto de Arruda. Também foi assinado simbolicamente, na ocasião, o Tratado de Poncho Verde, denominação dada ao acordo que pôs fim à Revolução Farroupilha, que aconteceu na Província do Rio Grande do Sul, se alargando até Santa Catarina, entre 20 de setembro de 1935 até 1º março de 1945.
As principais causas da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos foram o descontentamento político com o governo imperial brasileiro, a revolta com os altos impostos cobrados no comércio do couro, charque, gado, sal, entre outros, produtos estes muito importantes na economia do Rio Grande do Sul, naquela época.
No auge da Guerra a região conhecida como Campos de Lages foi tomada ao Estado do Rio Grande do Sul Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema.
Em Urupema foi instituído através da Lei Nº 946/2015, de 14 de julho de 2015, a Semana Farroupilha, a ser comemorada anualmente na semana que coincida com o dia 20 de setembro, que corresponda à data inicial da Revolução Farroupilha.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...