quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Mais que um projeto social, uma nova visão sobre o mundo

Os limites da capacidade intelectual de uma pessoa está relacionada às funções cognitivas. Mas, isso não quer dizer que ela não possa produzir, ter sonhos e principalmente trabalhar. A Lafi Cosméticos em parceria com Alfaparf e apoio local da APAE LAGES, lança no dia 12 de agosto o curso "Beleza em todas as suas formas", onde seis alunos com deficiência intelectual estarão se capacitando para serem auxiliares de cabeleireiro.

A Gestora Executiva da Lafi Cosméticos, Edilmara Vanderlinde, explica que o curso acontecerá todas as quartas-feiras a tarde no Centro Técnico da LAFI, iniciando em agosto, com encerramento previsto, para meados de novembro, capacitando seis jovens pré-selecionados para trabalharem nesse mercado tão promissor que é o da Beleza. "Esse projeto nasceu em 2013, por iniciativa da ALFAPARF Group e Instituto Meta Social, com turmas em São Paulo e Rio de Janeiro, se estendendo em 2014 ao Tocantins, e neste ano foi apresentado na maior feira de beleza do mundo, Cosmoprof, na Itália onde o país já aderiu ao projeto brasileiro com o mesmo formato e metodologia. E agora, chegou a vez de Lages, que será a primeira cidade no sul do Brasil a realizar também o curso e proporcionar a estes jovens, uma maior autonomia e a possibilidade de se tornarem cada vez mais independentes, através da entrada no Mercado de Trabalho."

Além da Coordenação da Lafi, o projeto conta com profissionais da APAE nas funções de mediadores, psicopedagogas, e psicomotricistas, além dos instrutores cabeleireiros que foram treinados. "O aluno aprende a receber e recepcionar os clientes, servir café, água, lavar os cabelos, organizar o carrinho do cabeleireiro, manter o lavatório arrumado, dobrar as toalhas, tirar a umidade dos cabelos, e estar ao lado do profissional para apoia-lo em suas atividades dentro do salão de beleza", comenta Dilma Figueiredo, uma das coordenadoras do Projeto em Lages.

O projeto conta com a adesão de alguns salões de beleza que se cadastraram para receber esses profissionais no estágio obrigatório e depois de formados. Nas cidades onde esses profissionais se formaram e já estão trabalhando a experiência foi excelente. Os donos dos salões intitulados como "Salões que são pura beleza", que receberam os jovens formados, garantem que a equipe ficou mais unida, houve maior cooperação entre os colegas, mais harmonia, mais respeito com o próximo, esses são apenas alguns exemplos dos benefícios percebidos pelos proprietários dos estabelecimentos incluídos".

Edilmara ainda ressalta que "sonhar alimenta a alma e impulsiona a vida, sem sonhos realmente não há futuro, essas pessoas tem o direito de sonhar por um futuro melhor, e mostrar ao mundo que eles tem capacidade de produzir. A Lafi está pronta para receber, ensinar e introduzir no mercado profissionais confiantes, capacitados e com imenso prazer de viver e de serem felizes" finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...