sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cinco atletas lageanos são convocados às Paralimpíadas Escolares 2015

Cinco atletas da Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Asespp), entidade conveniada com a Fundação Municipal de Esportes (FME), foram convocados para a disputa das Paralimpíadas Escolares 2015. Larissa de Souza de Lima, Alan Carvalho da Mota, Ana Alice de Arruda Costa, Emanuelly Remoaldo (atletismo) e Amanda Lucrécio da Rosa (natação) representarão Santa Catarina na competição, de 23 a 28 de novembro, em Natal (RN).
O evento envolve todos os Estados brasileiros. Para os professores Edna Mendes e Augusto dos Anjos, a convocação é a coroação de um trabalho sério da equipe Asespp/FME. Eles ressaltam a importância do trabalho de base. “Sem base não tem rendimento”, destacam. O superintendente da FME, José Maximiliano Cappelletti Batalha (Capela), diz que a administração municipal é parceira de todas as modalidades e a FME vem trabalhando para que Lages obtenha bons resultados em todas as competições.

O que é a Paralimpíadas
Além de incentivar a prática de atividades esportivas e a inclusão de pessoas com deficiência, as Paralimpíadas Escolares revelam valores e possíveis atletas para representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2016. A mais recente edição ocorreu em São Paulo e a equipe de Santa Catarina foi campeã. A competição ocorre desde 2006 e revelou atletas como Alan Fonteles, campeão mundial e ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012; Lorena Spoladore e Verônica Hipólito, campeãs mundiais de atletismo; Talisson Glock, medalhista mundial da natação; e Leomon Moreno, campeão e artilheiro do Mundial de Goalball (modalidade exclusiva para cegos).
A competição antes se chamava “Paraolimpíadas”. O nome perdeu o “o” para que o evento tenha a mesma nomenclatura dos demais países de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – onde a grafia é Paralimpíadas. A solicitação foi do Comitê Paralímpico Internacional. Paralímpico vem do inglês “paralympic”, palavra que reúne o início de “paraplegic” (para) com parte de “olympics” (lympics).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...