terça-feira, 7 de julho de 2015

Samt firma parceria com a Saúde

O Centro-Dia do Idoso está em processo de implantação. Será construído junto à sede da instituição Cidade do Novo Amanhã, no bairro Chapada, próximo ao Centro de Recuperação Nossa Senhora Aparecida (Crensa). A iniciativa é da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt). Nesta segunda-feira (6), a presidente da Samt, Rosa Abou Hatem, e membros do Projeto Com... Viver, se reuniram com a diretora de Atenção Básica de Saúde, Paola Schweitzer, para firmar parceria.
O Centro-Dia consiste numa modalidade de serviço que dispõe de atendimento multiprofissional ao idoso do sexo masculino, gratuitamente. O foco é a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas acima de 60 anos, com direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos – se enquadram na proposta os em extrema pobreza, sozinhos em casa durante o dia todo e com necessidades básicas.
Será um espaço cedido pela Cidade do Novo Amanhã destinado à permanência diurna. A princípio serão recepcionados 25 idosos moradores da região do Guarujá. O serviço deve começar em alguns meses. A busca ativa apontou que 111 idosos se encaixam no perfil, mas acredita-se que ultrapassará 150, já que duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ainda enviarão dados. Na reunião com Paola ficou acertada a troca de apoios: a Saúde oferecerá atendimento médico e a Samt, que conta com doações de tecidos hospitalares da Fundação Nova Vida, disponibilizará a confecção de lençóis e jalecos, por exemplo.
Serão necessários ainda kits médicos com pomada, algodão, gaze, soro fisiológico, termômetro, medicamento para assepsia e outros itens. “É uma iniciativa de solidariedade que emociona”, comenta Paola. “Estamos em busca de verbas e parcerias em empresas e entidades, pois consiste num trabalho dispendioso. Precisamos de colchões, estamos acertando a questão das camas e das roupas de cama e banho”, explica Rosa. As empresas podem destinar 6% do Imposto de Renda recolhido sobre o lucro líquido.

O que é o Centro-Dia
O projeto tem como propósito geral prestar atendimento às necessidades pessoais básicas de idosos dotados de limitações para a efetivação das atividades diárias, mas que convivem com suas famílias, contudo, estas não dispõem de tempo integral para assisti-los. Ainda farão parte do enfoque vítimas de violência doméstica, algum tipo de abuso ou desrespeito.
A Samt utilizará experiências comprovadas com o Projeto Com...Viver, de amparo e desenvolvimento de atividades motoras e psicológicas com idosos das três casas asilares de Lages – Asilo Vicentino, Lar Menino Deus e Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla), além do Grupo Espírita Obreiros da Nova Era (Geone). Participam 60 idosos.
Serão oferecidas atividades terapêuticas de atenção nas áreas de saúde, assistência, fisioterapia, psicologia, ocupacional, apoio sociofamiliar. O Centro-Dia servirá como tratamento de prevenção e de reabilitação de patologias em estágio inicial e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Samt oferecerá, em parceria com empresa de transporte, um micro-ônibus para transportar os idosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...