sexta-feira, 24 de julho de 2015

Rotas Cênicas Serra Catarinense é projeto pioneiro no Estado

O projeto Rotas Cênicas, que visa o desenvolvimento do turismo na Serra Catarinense foi tema do encontro na noite dessa quinta-feira (23) na Casa de Cultura em São Joaquim.
Estiveram presentes diversas autoridades e convidados, entre os representantes da região da Amures o prefeito anfitrião, Humberto Luiz Brighenti, a Secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, a secretária-executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza, a turismóloga da secretária de Turismo de Lages, Ana Lúcia Vieira e o vice-prefeito de Bom Jardim da Serra Sergio Rodrigues de Oliveira.
O Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Murilo Flores falou sobre a rota e o desenvolvimento territorial. “Esse é um projeto inovador que tem como objetivo fortalecer o território local” comentou.
Mapas, fotos e alguns croquis foram mostrados pelo diretor da Biosphera Empreendimentos Ambientais, Ike Gevaerd. Com destaque da riqueza natural, histórica e cultural dos ambientes por onde passam as rotas. A etapa de coleta de dados aconteceu através de estudos já publicados e fluxogramas.
“A existência de boas pousadas em Urubici, boas vinícolas em São Joaquim fortalecem Bom Jardim da Serra. Devemos pensar no desenvolvimento em conjunto” disse ele.
O modelo seguido pelo projeto foi o da Noruécia pois a paisagem é muito parecida.
A rota envolve cinco trechos e nove municípios. Urubici, Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Rio Rufino e Bom Retiro, seis pertencentes a região da Amures.
Levando em conta a riqueza natural, histórica e cultural da região, o projeto propõe medidas de conservação da paisagem, estruturas para recepção dos visitantes, melhoria da estética e segurança das estradas, apoio à infraestrutura associada e desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo.
Cássio Taniguchi, Superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, encerrou o encontro falando sobre a importância de qualificar as cidades que compõem as rotas.
As próximas etapas do projeto serão a busca por novos parceiros público/privado, ações de limpeza e manutenção das estradas, impressão de uma revista das Rotas Cênicas e a viabilização da 1ª estrutura (plataforma panorâmica).


Agnes Samantha 
Assessoria de Imprensa
AMURES - Associação dos Municípios da Região Serra

Rua Otacílio Vieira da Costa, 112 - Centro
Lages - SC - 88501-50



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...