segunda-feira, 20 de julho de 2015

Professores e especialistas discutem os desafios da educação especial na Serra Catarinense

A realidade, as conquistas e os desafios da educação especial estão na pauta de um importante evento que ocorre nesta segunda e terça-feira em Lages, na Serra Catarinense, com professores e especialistas discutindo como garantir a inclusão social, melhorar os atendimentos e, por consequência, a qualidade de vida das pessoas.
Com o tema “Educação especial: construindo saberes na perspectiva de uma sociedade inclusiva”, o curso de formação continuada ocorre no auditório do Centro Educacional Vidal Ramos Junior, no centro de Lages, e é voltado principalmente aos cerca de 280 professores das 12 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região serrana, que abrangem 1,8 mil alunos.
“Os profissionais das escolas especiais buscam se capacitar cada vez mais, e esse evento é uma ótima oportunidade para isso”, diz a conselheira regional da Federação das Apaes de Santa Catarina, Rosana Petry Mesquita.
Nestes dois dias, serão abordados assuntos como as condições da educação especial, políticas públicas, direitos humanos e envelhecimento das pessoas com deficiência. Um dos principais momentos do curso será nesta terça-feira com a palestra do geneticista Rui Pilotto, que falará sobre os aspectos genéticos e o envolvimento da família com as crianças especiais.
“Ainda precisamos caminhar muito na questão da inclusão. Temos que estudar e nos aprofundar, pois grande parte da sociedade ainda não entende esse tema. Aqueles que estão fora de um padrão de produtividade e competitividade estão à margem da população, e é preciso pensar juntos e coletivamente para garantir a inclusão dessas pessoas”, diz o gerente de educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, professor Humberto Aloízio de Oliveira.
“A inclusão é um tema que palpita no coração de quem se diz educador. Nós nascemos para seremos felizes, mas isso só é possível se praticarmos a lógica da inclusão”, conclui a secretária-adjunta de Estado da Educação, professora Elza Moretto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...