segunda-feira, 27 de julho de 2015

Inicia a campanha de vacinação contra a hepatite B em Lages

As Unidades de Saúde dos bairros Santa Helena, Santa Catarina e Guarujá e a Central de Vacinas disponibilizaram ainda teste rápido para detecção precoce de hepatites B e C, sífilis e vírus HIV

Sábado (25) foi Dia D de Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais. A campanha prossegue até sexta-feira (31). A Central de Vacinas, junto à Vigilância Epidemiológica, no Centro, e as 23 salas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento das 8h às 17h, receberam o público. A secretária de Saúde, Rose Possato, visitou todos os locais. “As pessoas que trabalham o dia inteiro de segunda a sexta não têm tempo para buscar a proteção em dias úteis. No sábado foi possível esse público vacinar-se”, diz.
A vacina de combate à hepatite B é realizada em três doses e aplicável a uma ampla faixa etária, a partir do nascimento. Caso a pessoa tenha extraviado o comprovante de vacinas, o esquema poderá ser reiniciado e receberá um novo cartão. “Quem perder o período da campanha poderá procurar a vacina em uma das 23 UBSs e na Central. Porém, temos metas a cumprir”, explica.
A hepatite B é o único dos três vírus (A, B e C) que dispõe de vacina para adultos de forma geral. Crianças de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias já recebem contra a hepatite A. Não existe imunização contra a C. A doméstica Neuza Chaves dos Santos Castro, 62 anos, moradora na avenida Caldas Júnior, esteve na UBS no sábado. “A hepatite é uma doença perigosa”, reconhece.
O Sistema de Informação do Programa de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, foi iniciado em Lages em março de 2015. “A pessoa que iniciou seu esquema vacinal em Lages poderá dar sequência em qualquer cidade do território nacional, pois as informações do histórico de imunização estarão registradas”, pontua a secretária de Saúde, Rose Possato. De acordo com a secretária Rose Possato, a repetição do esquema vacinal não é prejudicial, porém, tudo em excesso faz mal ao organismo.

Testes rápidos oferecidos gratuitamente

As Unidades de Saúde dos bairros Santa Helena, Santa Catarina e Guarujá e a Central de Vacinas disponibilizaram teste rápido para detecção precoce de hepatites B e C, VDRL (sífilis) e vírus HIV. O teste compreende uma pulsão em um dos dedos da mão. O procedimento dura cerca de 20 minutos. Em caso positivo é realizado o exame confirmatório na Vigilância e posteriormente o encaminhamento para agendamento de consulta médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...