sexta-feira, 24 de julho de 2015

Emenda de Carmen exclui de lei prestadores de serviços do SUS

A deputada federal Carmen Zanotto apresentou, nesta quinta-feira (23),  emenda à MP 684/2015, que altera a lei sobre o regime jurídico das parcerias voluntárias, excluindo os prestadores de serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), como clínicas e hospitais conveniados, das restrições impostas pela legislação. A MP prorroga por mais um ano a entrada em vigor das normas.

A Lei 13.019/2014  estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo  ou não transferência de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. Para firmar convênios, as entidades terão que se submeter a chamamento público (espécie de edital).A legislação exige também que as prestadoras de serviço  tenham, no mínimo, três anos de funcionamento.
Para Carmen Zanotto, a preocupação é que as novas exigências possam acarretar interrupção no atendimento que geralmente é realizado por hospitais conveniados, cuja contrapartida de serviços é paga pelo SUS. “É  importante que não haja interrupção no atendimento, inclusive no prazo de repactuação dos contratos. A rede hospitalar já tem uma lógica de serviços continuados. Isso já está amparado, inclusive, na Constituição Federal, que contempla a importância das ações e serviços de saúde executados por entidades privadas  e filantrópicas”, alertou a parlamentar.
Na emenda, a deputada lembrou que as restrições contidas na lei podem provocar danos aos contratos já celebrados e também comprometer  o atendimento da aplicação mínima estabelecida pela Emenda Constitucional 29.  

Reivindicação
Segundo a deputada, há um projeto de lei que trata do assunto em tramitação na Comissão de Seguridade e Família. “Mas como a  MP tramita mais rapidamente , estamos incluindo esta emenda para garantir a exclusão na lei dessas prestadoras de serviços. Desta forma, estamos atendendo à grande reivindicação dos milhões de usuários do SUS de todo país”, reforçou Carmen Zanotto.   


Assessoria PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...