segunda-feira, 1 de junho de 2015

Sapecada da Serra Catarinense conhece sua campeã




Carpideira é a campeã da 15ª Sapecada da Serra Catarinense

Na abertura do festival houve uma homenagem a Giorgia Bianchini Vaz, incentivadora da cultura regional, com destaque para a atuação na organização das Sapecadas.

16 intérpretes subiram ao palco Nativista para entoar canções com ritmos como toadas, chamarritas, rasguidos e milongas e o troféu de primeiro lugar do festival ficou com o chamamé “Carpideira”. O festival aconteceu na noite deste domingo (31), na 27ª Festa Nacional do Pinhão e nesta segunda-feira (01) inicia a 23ª Sapecada da Canção Nativa.

Além de garantir o primeiro lugar geral na 15ª Sapecada da Serra Catarinense, a composição “Carpideira” foi eleita a canção de melhor arranjo, melhor melodia, melhor letra e melhor intérprete, com o músico e cantor Arthur Boscato. 

A milonga “No bojo da minha guitarra”, com letra e música de Kiko Goulart, ficou com o segundo lugar; a milonga “Por que negar?”, interpretada por Michel Martins, com letra de Michel Martins e Aldo Martinss Neto, ficou com a terceira colocação; e a vaneira “Tropeando Origens”, de Renato Gomes, com letra de Fabricio Costa e Renato Gomes, foi a escolhida como canção mais popular do festival.

A milonga “Ilusão”, de autoria de Arthur Boscato, Felipe Silveira e Rafael Vieira e letra de Felipe Silveira, foi eleita na categoria “melhor conjunto vocal”; A chamarra “Balaio de Taquara”, de Reginaldo Faber e Maykel Torres, com letra de Vera Martins, foi escolhida “melhor tema sobre a região serrana”; a milonga “Tapui Taipeiro”, de Renan Netto e letra de Renan Netto e Fernando Costa foi escolhida como “melhor tema campeiro”; e o músico Kiko Goulart levou o troféu de melhor instrumentista com a música “No bojo da minha guitarra”.


De acordo com a jurada Juliana Spanevello, escolher as três melhores músicas, bem como a canção mais popular, não foi uma tarefa fácil e o festival deste domingo foi apenas o começo do que está por vir na 23ª edição da Sapecada da Canção Nativa. “Esta é a primeira vez que atuo nas sapecadas como jurada e, assim como os demais jurados, utilizei de critérios técnicos para definir a melhor canção. A experiência de cada um de nós neste festival, aliado ao formato de avaliação adotado pela organização do evento, resultou na escolha dos vencedores”, conta ela, que participa de festivais de canção há 24 anos, como interprete e como jurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...