segunda-feira, 1 de junho de 2015

Governador Colombo prestigiou a Festa do Pinhão

Governador participa da abertura da Festa Nacional do Pinhão em Lages
30/05/2015
O governador Raimundo Colombo participou na noite de sexta-feira, 29, da abertura da 27ª edição da Festa Nacional do Pinhão, em Lages, na serra catarinense. O Estado apoiou o evento com R$ 350 mil, do Fundo do Turismo, Cultura e Esporte, para o custeio de despesas do evento. 

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

>>> Imagens para download na galeria
O convênio com a prefeitura foi assinado durante a solenidade de abertura, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. O evento, que segue até o dia 7 de junho, tem como principais atrativos a gastronomia regional, além de shows nacionais e apresentações culturais. 
“A Festa do Pinhão propicia o reencontro e encontro de amigos, novas amizades e o convívio. Esse evento representa a nossa história, cultura, valores, tradição,  e sobretudo a nossa filosofia que é o desejo do convívio e da harmonia. Esse é o serrano, é assim que vivemos. É um evento consagrado, que promove Lages e a nossa gente”, disse Colombo. 
O evento, conforme a Comissão Organizadora, deve reunir mais de 200 mil pessoas e movimenta o comércio e a economia, além de difundir e fortalecer a cultura e o tradicionalismo regional.  A ocupação hoteleira chega a 90%. No parque onde é realizada a festa, são mais de 60 estandes de comidas com receitas à base de pinhão, como o entrevero e a paçoca, e bebidas como o poncho, quentão e outros pratos típicos. Além disso,  festa gera empregos temporários e permanentes. 
O prefeito em exercício de Lages, Toni Duarte, salientou que para a realização da festa o apoio do Governo do Estado e da população do município foi fundamental. “Trabalhamos contra o tempo, mas sabemos que vale a pena. Serão dez dias de alegria, música, dança e gastronomia mas acima de tudo de grande amizade. Lages abre os braços para receber os turistas.

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Participaram da abertura o ministro do Trabalho e Emprego,Manoel Dias,  o secretário da Comunicação, Walter Bier, deputados e outras autoridades. 
Sobre a festa
A Festa Nacional do Pinhão é um evento gastronômico e cultural. A primeira edição ocorreu na década de 70,  como uma mostra de campo, denominada Festa do Interior, constituída por boxes de costaneira, cobertos de esteiras e taquaras, folhas de xaxim e até mesmo de butiazeiros. Eram servidos pratos típicos salgados, doces caseiros e bebidas, como paçoca de pinhão, entrevero, quentão. As atrações ficavam por conta de apresentações regionais, bailes, domingueiras e outras, como torneio de laço, concursos, trovas e missa campeira (crioula).
Com o tempo, a Festa do Pinhão se tornou um evento indispensável no calendário turístico de Santa Catarina. O que era apenas uma manifestação da cultura lageana ganhou destaque nacional que atrai todos os anos mais de 200 mil pessoas, em grande parte, turistas das regiões Sul e Sudeste. 
Nesses 27 anos de evento se estima que o Parque de Exposições Conta Dinheiro, local de sua realização, já tenha recebido mais de 6 milhões de pessoas. Em cada edição são realizados mais de 250 shows em cinco palcos diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...