sexta-feira, 26 de junho de 2015

Carmen Zanotto pede que ministro do Planejamento reveja cortes na saúde

A vice-líder do PPS na Câmara, deputada Carmen Zanotto (SC), em requerimento de indicação, dirigido ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, manifesta preocupação com  o corte de recursos na área de saúde. No documento, protocolado, nesta semana, na Mesa Diretora, em que pede a revisão do contingenciamento, Carmen alerta que o corte de R$ 11,774 bilhões no orçamento do Ministério da Saúde deverá agravar mais ainda a falta de atendimento à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O corte drástico no orçamento do Ministério da Saúde compromete as estratégias definidas e impede o cumprimento dos preceitos de universalidade, integralidade e de equidade”,  afirma.

Mesmo com a crise econômica por que passa o país, Carmen disse que  o governo deveria buscar outras formas de contingenciamento, “sem impactar  a saúde do povo brasileiro”.

Carta à Nação

A parlamentar reforçou sua postura contrária ao corte anexando ao requerimento a “Carta à Nação” do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONNAS) manifestando a discordância com o contingenciamento. “ O corte de recursos no SUS retarda todas as tentativas  de aprimorar as estratégias de  atendimento à população”, diz a carta.

No manifesto, os secretários estaduais de saúde reafirmam apoio  ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública pela aprovação do projeto (PLP nº 123/2012) de iniciativa popular “Saúde Mais Dez”, respaldado por 2,2 milhões de brasileiros. A proposta prevê repasse de recursos da receita bruta da União para o SUS.


Assessoria PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...