segunda-feira, 22 de junho de 2015

Carmen lamenta rejeição de cotas para mulheres

A Câmara dos Deputados rejeitou por falta de votos a proposta que estabelecia cota de 15% de cadeiras efetivas no legislativo para mulheres na reforma política ((PEC 182/0, do Senado).  Foram 293 votos a favor do texto, mas o mínimo necessário era de 308. Houve 101 votos contrários e 53 abstenções.
De acordo com a emenda defendida pela bancada feminina, a cota seria escalonada e teria 10% na primeira legislatura, 12% na segunda, até atingir o total de 15% nos próximos 12 anos
Ao lamentar a rejeição da proposta pelo plenário, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) disse que a cota de mulheres seria uma forma de “assegurar a redução da desigualdade hoje existente” no processo eleitoral brasileiro.
“Somos mais de 52% da representação do eleitorado brasileiro; 45% do total do mercado de trabalho e não somos nem 11% nas assembleias, câmaras de vereadores e no Congresso Nacional”, disse, ao citar que hoje cinco estados brasileiros não têm representação no legislativo federal.
Carmen estranhou, no entanto, o alto número de abstenções que não permitiu que a emenda atingisse os 308 votos exigidos para aprovação de matéria constitucional.
Assessoria PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...