quinta-feira, 11 de junho de 2015

Av. Ponte Grande e Loteamento Gralha Azul terá ritmo acelerado em Lages





Ponte Grande
Sulcatarinense garante sua permanência na obra

Em poucos dias será lançado edital para realização da licitação que irá definir a nova empresa de gerenciamento e técnico social, que substituirá a Prosul

Durante reunião de ponte-controle referente ao andamento das obras de implantação do Complexo Ponte Grande, nesta quarta-feira (10), representantes da Sulcatarinense, responsável pela execução, reiterou a permanência da empresa no projeto. No dia anterior, o prefeito Toni Duarte, acompanhado pelo secretário de Planejamento, Jorge Raineski, e o procurador-geral do Município, Mauricio Batalha, esteve reunido, em Florianópolis, com o diretor-presidente da empresa, José Carlos Portella Nunes.
O prefeito solicitou o encontro para esclarecer os motivos que levaram a empresa a diminuir o ritmo das obras da avenida Ponte Grande e sobre especulações de que a mesma estaria desistindo do contrato. Portella garantiu ao prefeito que a empresa vai continuar executando a obra, porém, justificou que a crise econômica do país atingiu diretamente os contratos firmados com a Sulcatarinense e os repasses do governo federal para pagamentos dos serviços executados tem levado até 150 dias e com essa demora descapitaliza a empresa e inviabiliza um ritmo maior de ação.
Além disso, existe certa insegurança se o Ministério das Cidades vai cumprir plenamente com os pagamentos. Outro motivo foi a desistência da Prosul, empresa responsável pela supervisão e fiscalização da obra. O prefeito esclareceu que tudo que coube ao município está sendo realizado e em uma semana será publicado edital para licitar nova empresa de supervisão e que enquanto isso a Sulcatarinense poderia construir a ponte e pavimentar o acesso que leva ao conjunto habitacional, pois estes pontos já estão com projetos aprovados e serão fiscalizados pelo município, sugestão que foi acatada pela empresa.
Portella ficou de enviar até o fim desta semana um cronograma da execução desses serviços e reconheceu que Lages está empenhada e comprometida com a celeridade da obra, e que vem pessoalmente ao município relatar as dificuldades enfrentadas pela empresa e assegurar que quanto mais rápido o ministério repassar os recursos, mais rápida será a execução da Ponte Grande.

Construção do condomínio em ritmo acelerado
Uma boa notícia é que a construção do Condomínio Gralha Azul, que abrigará as 200 famílias remanejadas das margens do rio Ponte Grande, no bairro Várzea, terá celeridade nos próximos dias. Durante a reunião, representantes da empresa Melchioretto, responsável pela obra, apresentou novo cronograma de trabalho.
Atualmente seis equipes com aproximadamente 40 funcionários trabalham no local, mas nos próximos dias outros grupos de trabalhadores serão contratados para reforçar o andamento da obra. Sete empresas estão envolvidas na construção, sendo duas de reboco (interno e externo), empresas de cerâmica, gesso, fiação elétrica, calçamento e acabamentos trabalham simultaneamente.
Já foram levantadas 160 casas e a previsão é de que até semana que vem todas estejam rebocadas. Dentro de um mês o trabalho com gesso será concluído e em três meses toda parte de cerâmica também estará pronta. “Com as novas equipes teremos condições de, em poucos dias, levantar as 40 casas que ainda faltam. O calçamento já está sendo feito junto às ciclovias e também está sendo executada drenagem do lençol freático, que não estava no projeto original”, afirma o engenheiro civil da empresa, Gilson Zago.
A prioridade agora será fazer a ponte e o acesso que ligará o condomínio à avenida Ponte Grande, realizada pela Sulcatarinense. A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) já executou a parte de água e saneamento neste trecho.

Nova empresa de gerenciamento será anunciada
Em poucos dias será lançado edital para realização da licitação que irá definir a nova empresa de gerenciamento e técnico social, que substituirá a Prosul, que decidiu rescindir o contrato. A previsão é de que, em 45 dias após o lançamento do edital, o nome da empresa seja conhecido.

Neste meio tempo, para que o trabalho não pare, o corpo técnico da prefeitura irá acompanhar os trâmites e medições da obra, de acordo com o secretário Raineski. Assistentes sociais ligados à obra estão prestando atendimento e orientações às famílias remanejadas nas instalações da Praça de Esporte e Cultura, localizada ao lado do ginásio Jones Minosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...