terça-feira, 26 de maio de 2015

Helicóptero da Polícia Militar coloca a Serra Catarinense em situação privilegiada no Brasil

A Serra Catarinense entrará nesta semana em uma seleta lista. A região mais fria do Brasil será uma das poucas do país a contar com um helicóptero próprio para atender grandes ocorrências policiais e resgatar vítimas nas mais diversas situações de risco. E isso será realidade a partir das 15h30min desta sexta-feira, dia 29, quando o governador Raimundo Colombo e a alta cúpula da segurança pública do Estado farão a entrega oficial da aeronave.
O Águia 04 foi viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre duas empresas com passivos ambientais e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). É a quinta aeronave do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina que, paralelamente à entrega do helicóptero, inaugura a 5ª Companhia de Aviação, sediada no aeroporto de Lages.
O helicóptero tem configuração vip e conta com espaços para maca, armas e equipamentos de resgates aquáticos, salvamentos em altura e combate a incêndios. Com autonomia de combustível para duas de horas de voo (calcula-se uma hora entre ida e volta de uma extremidade à outra da região, mais uma hora para atendimento da ocorrência), o helicóptero atuará inicialmente nos 18 municípios da região da Amures.
A aeronave será usada em ocorrências de grande vulto, perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes, transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas. Os policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Lages serão treinados para operações aéreas. Além disso, Lages poderá receber ainda os voos do avião bimotor da PM equipado com kit aeromédico para o transporte de órgãos e pacientes graves.

"Não é temporário. Nós viemos para ficar em definitivo em Lages", diz comandante

Num primeiro momento, o helicóptero irá operar apenas com a luz do dia, de segunda a segunda, até que os quatro oficiais pilotos e os nove tripulantes multimissão que irão compor a 5ª Cia de Aviação tenham pleno conhecimento da geografia e da meteorologia da região, garantindo, assim, voos com total segurança. Havendo a necessidade de operações noturnas, os helicópteros lotados em Florianópolis e Joinville, que contam com faróis específicos, poderão ser acionados e deslocados rapidamente até Lages.
Ainda neste primeiro momento, o helicóptero ficará em um hangar locado no aeroporto de Lages. Ao longo da semana, até sexta-feira, o local receberá as últimas obras para deixá-lo em totais condições de uso.
A proposta do governo do Estado, porém, é construir um espaço próprio para, num futuro breve, possibilitar a homologação da oficina a fim de realizar na própria companhia as manutenções da aeronave, que por enquanto precisarão ser feitas em grandes centros do país.
“Ter um helicóptero da Polícia Militar é um privilégio para poucas regiões do Brasil. Santa Catarina é referência no país. Não é temporário. Nós viemos para ficar em definitivo em Lages”, diz o comandante da 5ª Companhia de Aviação, major Luiz Eduardo Ardigó da Silva.

Serviço


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...