terça-feira, 19 de maio de 2015

Cruzamento perigoso entre as ruas Anastácio e Pará recebe minirrotatória


A implantação desse sistema foi adotada para que não haja a necessidade de semáforos

Objetivando reduzir o risco de acidentes, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, através da Diretoria de Trânsito (Diretran), instalou uma minirrotatória no cruzamento entre as ruas Anastácio da Silva Motta e Pará, no bairro São Cristovão. Os trabalhos estão sendo concluídos nesta terça-feira (19). Desde que o trecho foi liberado para o trânsito, há cerca de três anos, foi registrada uma média de 15 acidentes envolvendo automóveis e caminhões. Desse número fazem parte dois acidentes graves. Para diminuir o risco, a partir de hoje os motoristas precisam ficar atentos às mudanças no tráfego do cruzamento.
A equipe da Diretran passou por uma capacitação no município de Garopaba, no Litoral Sul, e trouxe o projeto das minirrotatórias para Lages. “Outras cidades já adotaram esse sistema, que é simples, de fácil instalação, de baixo custo e manutenção”, explica o gerente de Planejamento de Trânsito, Adailton Camargo. Para a instalação da rótula utiliza-se taxões na via, ao invés da construção de canteiros centrais mais elevados. “Com a aplicação dos taxões (e não de canteiros elevados), por esse cruzamento ser relativamente pequeno, os caminhões de grande porte também poderão cruzar a via”, diz Adailton.
A implantação desse sistema foi adotada para que não haja a necessidade de instalar semáforos. “Para se ter ideia, o custo de um semáforo gira em torno dos R$ 200 mil somente na instalação, sem contar a manutenção que é permanente. Esse sistema aqui implantado custou em média R$ 1,5 mil e possui baixo custo de manutenção”, pondera. A minirrotatória resolve vários problemas, com a redução forçada da velocidade dos veículos nos cruzamentos.
As faixas de pedestres também foram adequadas para garantir a segurança de todos que passam no local. “Todo o trabalho aqui executado resulta de um longo estudo dentro do que prevê o Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, não fizemos nada às cegas e trabalhamos pensando no valor das vidas que diariamente passam por esse cruzamento”, destaca. Essa é a primeira minirrotatória instalada em Lages. As equipes da Diretran estão estudando outros pontos considerados críticos para instalar o dispositivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...