quarta-feira, 13 de maio de 2015

Atletas do Parajasc são homenageados pela FME

Estive lá e me emocionei com o envolvimento e engajamento de todos junto aos mais de 1.700 atletas com delegações de 62 municípios.” Capela

A superação dos atletas lageanos participantes dos 11ºs Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), entre os dias 25 e 30 de abril, em São Miguel do Oeste, foi reconhecida na noite desta terça-feira (12). Uma homenagem com jantar de confraternização entre esportistas, professores das Associações dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), dos Deficientes Físicos (Asdf), de Pais e Amigos dos Surdos Apas), de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Asesp) e familiares, no Clube Caça e Tiro 1º de Julho, pela Fundação Municipal de Esportes (FME), marcou a noite.
A expectativa da delegação era conquistar pelo menos 25 medalhas no quadro geral da competição, mas os números surpreenderam e os lageanos voltaram para casa com 46 medalhas no peito - 20 de ouro, dez de prata e 16 de bronze, o melhor desempenho de Lages no Parajasc até hoje, com a presença de 54 paratletas, portadores de deficiências física, visual, auditivo e intelectual. A delegação ficou em 10º lugar na classificação geral. Este ano não houve equipe lageana para competir nas modalidades de quadra, como basquete para cadeirante e futebol de salão para cegos, o goalball.
Os lageanos participaram das modalidades de atletismo (DF, DV e DI) masculino e feminino, bocha paraolímpica e bocha rafa (para os cegos) masculino e feminino, natação (DF) e jogos de mesa com o xadrez (DF e DV). Os deficientes físicos foram tricampeões de xadrez no Parajasc e os visuais conquistaram prata. Pela primeira vez obtiveram o terceiro lugar na classificação geral, porém, já haviam vencido em edições anteriores recebendo medalhas de ouro e de prata.
A Adevips foi 2º lugar geral no xadrez masculino, com a dupla Adilson Mendes França e Gilmar De Lorenzi. Destaque também para Adriane Küster, prata no lançamento de dardo e bronze nos 100 metros rasos. “Os resultados foram gratificantes e significativos para o nosso município. Em anos anteriores tivemos uma delegação formada por um número maior de atletas e o desempenho esteve bem aquém deste de São Miguel do Oeste”, comemora o chefe da delegação, Jaime Refinski. “Foram atletas de 17 a 75 anos”, conta.
Cada associação recebe uma parte do material para treinamento. Há atletas que utilizam o estádio municipal e outros usam o ginásio Jones Minosso. O professor da Apae, Fabrício Matos, enfatiza a gratidão. “Agradecemos à prefeitura pelo apoio que dá às associações”, resume.

Município ampara atletas
O prefeito interino Toni Duarte ressalta que os atletas combatem a discriminação e o preconceito, tornando o mundo mais inclusivo e participativo. “Competiram com cidades que contam com maiores recursos e melhores estruturas. Vocês são verdadeiros campeões, independentemente do resultado”, frisa.
O superintendente da FME, José Maximiliano Cappelletti Batalha (Capela), acredita que a homenagem reconhece a performance dos paratletas. “Estive lá e me emocionei com o envolvimento e engajamento de todos junto aos mais de 1.700 atletas com delegações de 62 municípios. Eram equipes fortíssimas e com alto número de componentes. Na bagagem, premiações incríveis. Eles e a cidade estão de parabéns”, destaca.
Nacionalmente vencedor, o paratleta Antonio Clodoaldo, o Caio, tem 40 anos e coleciona premiações em sua casa, apesar de ter iniciado tardiamente no esporte, aos 35 anos. Caio foi vítima de poliomielite aos 8 meses, o que provocou a paralisia de seus membros inferiores. Dedicado ao atletismo, participou de lançamento de disco e de dardo e arremesso de peso. Este foi o 6º Parajasc. A equipe conquistou 18 medalhas de ouro, sete de prata e 11 de bronze e no individual, três de ouro.
Nas edições anteriores ele conquistou seis ouros no disco; cinco ouros no dardo e cinco ouros no peso. Caio é tricampeão brasileiro no lançamento de disco no Circuito Loterias Caixa de Atletismo. É dele o recorde brasileiro com 34,14 metros, em 2013. “Minha casa pegou fogo e acabei perdendo algumas premiações, tinha uns dez troféus e 30 medalhas. Agora devo ter umas 50 medalhas e dois troféus”, relata.

Esporte é vida
Rita Wolff, 48 anos, portadora de deficiência visual congênita, é professora e psicóloga. Esportista desde os seus 7 anos de idade - seu primeiro prêmio veio com 9 anos -, participou do Parajasc na bocha e a equipe conquistou o 4º lugar. Do Parajasc ela faz parte há 11 anos e já ganhou quatro premiações. “Na edição de Brusque ganhamos o primeiro lugar. Da Copa dos Cegos sempre temos muito mais medalhas. Participamos da Fecadesc (Federação Catarinense de Desportos de Cegos e Baixa Visão) também, quando competimos em bocha, corrida, como a de dois mil metros, 1.800 e 100 metros, lançamento de dardo ou arremesso de dardo. Em corrida tenho 30 medalhas de 1º lugar. Sempre joguei bocha. Melhor que uma medalha é a amizade, somos uma família”, garante.
A atleta treina às quartas e sextas-feiras, na cancha da Associação dos Aposentados e Pensionistas. “Competiremos nos dias 21, 22 e 23 de junho em Joinville, onde haverá bocha, ciclismo e xadrez. O esporte nos dá autonomia. O esporte é vida, é integração”, conclui. Aos 75 anos, o professor aposentado Diomário Tavares, que tem uma perna mecânica devido a um acidente de trânsito quando dirigia uma moto, há 27 anos. Em São Miguel do Oeste jogou xadrez e conquistou o hexacampeonato com sua equipe.
Tavares foi fundador da escolinha de xadrez da Escola de Educação Básica (EEB) Rubens de Arruda Ramos. “Participo do Parajasc desde o começo. Eu pratico esporte desde os 18 anos. Fui incentivado pelo Marco Cordeiro e por Daniel Rosa. Tenho 20 troféus no total e quatro quilos de medalhas, o que dá 80 medalhas, com vitórias no Parajocol, Jogos Abertos, entre outros campeonatos”, finaliza.

Legenda: O prefeito Toni ressalta que os atletas combatem a discriminação e o preconceito, tornando o mundo mais inclusivo e participativo (Foto: Marcio Avila)
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...