quinta-feira, 28 de maio de 2015

Alimentação Saudável é tema de devolutiva estudantil


As cozinheiras das unidades escolares são orientadas e recebem um cardápio semanal elaborado por nutricionistas da Secretaria de Educação, que avaliam as necessidades diárias de vitaminas e nutrientes dos alunos da educação infantil

Uma bancada colorida, repleta de frutas fresquinhas de dar água na boca. Assim foram recepcionados os pais e a comunidade durante a devolutiva dos trabalhos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Nossa Senhora do Caravágio. Eles puderam conferir de pertinho como a alimentação saudável é uma das prioridades na instituição e faz parte do cardápio diário das crianças. O evento foi realizado durante todo o dia desta quinta-feira (28), com mostra de trabalhos dos alunos. Quem visitou a unidade ainda levou para casa um potinho com salada de frutas e outras lembranças da escola.
De acordo com a diretora Susi Couto Koeche, esta é a devolutiva de um projeto realizado durante cerca de 15 dias, preparando a exposição com o tema alimentação saudável, sob a coordenação das professoras da unidade. Todos os corredores da escola estão preenchidos com os trabalhos das crianças, alguns até com a colaboração dos próprios pais. A ideia é aproximá-los em uma relação de essência e convivência e incentivar o hábito de comer frutas e legumes também em casa.
As crianças passam a maior parte do tempo na escola, explica Susi. “Fazemos nossa parte, que é inserir as frutas no cardápio e ensiná-las a gostar de uma alimentação rica em nutrientes, mas essa condição precisa ter continuidade em casa, por isso os pais precisam estar conscientes”, salienta a diretora. Para ela, a correria do dia a dia muitas vezes contribui para que as famílias façam comidas rápidas e práticas e consequentemente menos saudáveis.

Pais aprovam a iniciativa
Harrisson Correia é pai do pequeno Fernando, de 5 anos, matriculado na creche desde o berçário. Ele é profissional liberal e separou um tempinho na sua agenda para visitar a mostra da escola e se surpreendeu com a criatividade e organização. “Achei interessante a escolha do tema, estimulando as crianças a gostarem das frutas e verduras. Isso é importante porque eles ficam a maior parte do tempo na escola”, diz.
A mãe da Lívia, de 1 ano e 11 meses, Taiane Teixeira Costa, gostou da ideia e diz que sempre oferece uma alimentação saudável à filha em casa. “Ela adora. A fruta preferida é a banana, e sei que a escola tem méritos nisso, ensinando as crianças a gostarem e provarem novos paladares, principalmente nestes tempos de tanta comida industrializada”, afirma.
As cozinheiras das unidades escolares são orientadas e recebem um cardápio semanal elaborado por nutricionistas da Secretaria de Educação, que avaliam as necessidades diárias de vitaminas e nutrientes dos alunos da educação infantil. Tudo é seguido à risca. Os produtos chegam frescos toda semana, distribuídos através do programa Agricultura Familiar.

L

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...