sábado, 28 de março de 2015

Secretaria da Saúde negocia recursos e novas habilitações de alta complexidade para o Estado
27/03/2015
O superintendente de Gestão e Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Clécio Espezim, cumpriu, na quinta-feira, 26, agenda no Ministério da Saúde, em Brasília, para tratar de recursos para cirurgias eletivas e habilitações de serviços de alta complexidade para Santa Catarina. 
“Foi uma conversa muito boa, na qual pudemos encaminhar algumas questões bastante importantes para o Estado”, definiu o superintendente. Acompanhado da diretora de Planejamento da secretaria, Karin Gueller, Espezim esteve reunido com Josafá Santos, coordenador de Controle e Serviços, e Marcos Marinho, coordenador de Planejamento, ambos do Ministério da Saúde. 
Um dos assuntos da pauta foi a cobrança de uma pendência de R$ 16,6 milhões referentes ao pagamento antecipado pelo Estado de cirurgias eletivas realizadas por cerca de 150 unidades de saúde. O valor é acumulado desde outubro passado, quando foi feito o último repasse da União para o Estado. 
Também foi apresentada a projeção para este ano sobre a necessidade financeira para continuidade, em parceria com o governo do Estado, do projeto das cirurgias eletivas. A estimativa é da realização de 57 mil procedimentos, um incremento de 10 mil operações em relação a 2014, a um custo de R$ 39,7 milhões. 
Os representantes do Ministério da Saúde afirmaram que, tanto para a quitação da pendência relativa a 2014 quanto para os valores de 2015, eles estão na dependência da aprovação do orçamento para o Ministério da Saúde. Segundo eles, assim que o orçamento for definido, a dívida será quitada e os números projetados para este ano serão avaliados. 
Outro assunto tratado na agenda foi a questão de novas habilitações para serviços de alta complexidade em instituições de saúde catarinenses. O tema faz parte do Programa Geral de Ações e Serviços de Saúde, que prevê encontros regionais com os gestores municipais da área visando a ampliar e descentralizar o atendimento à saúde no Estado. “A ideia é atender regiões que ainda não possuem determinados tipos de serviços de alta complexidade”, comentou Espezim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...