quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Prestadas mais de dez mil primeiras consultas odontológicas no ano passado



Os dados relativos aos procedimentos foram calculados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde em seus respectivos bairros de abrangência

O Programa Saúde Bucal viabiliza atendimentos odontológicos à população. De acordo com o relatório da Secretaria de Saúde, em 2014 houve mais de dez mil consultas para pessoas que estiveram nos consultórios pela primeira vez. Os dados relativos aos procedimentos foram calculados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em seus respectivos bairros de abrangência. Além disso, foram realizadas 2.144 exodontias, 892 próteses totais e 4.205 ações coletivas e escovações dentais supervisionadas. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), foram efetuados 22.730 procedimentos.

Ações na comunidade
Desde 2013 foram realizadas atividades na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Serviço Social da Indústria (Sesi), no Gethal, junto à UBS; Escola no bairro Novo Milênio em parceria com o Instituto Paternidade Responsável; Força-Tarefa Lages Cidadã; ação do Comando de Saúde nas rodovias BR-116 e 282; Escola de Educação Básica (EEB) Egídio Baraúna, com o Projeto Acordar, do Complexo Araucária, com atividades mensais; ação do HAS/DIA no Habitação; participação nos grupos de tabagismo em diversos bairros, semanal ou quinzenalmente; participação nos grupos de gestantes em diversos bairros, mensalmente; participação nos grupos de puericultura em diversos bairros, mensalmente; ações educativas, escovação supervisionada e exame bucal nas Emebs Professora Belizária Rodrigues e Isabel Thiesen Roseto e EEB Maria Quitéria, e atividades em parceria com a Uniplac, a partir de tratamento restaurador em crianças nas escolas Belizária Rodrigues e Maria Quitéria.

Boas novas
Foi aprovada em 2014 pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a modificação de CEO tipo I para tipo III, o que significa aumentar os recursos e número de cadeiras odontológicas para atender à população. Foi realizada, também, a adesão do CEO tipo III do município de Lages à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, para qualificação dos atendimentos odontológicos a nível hospitalar, tendo disponível o centro cirúrgico pactuado dos hospitais Tereza Ramos e Infantil Seara do Bem, com incentivos financeiros mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...