quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Funcionários da Saúde compõem a Unidade de Suporte Básico do Samu



Conforme o diretor do pronto-atendimento Tito Bianchini, Raphael Cascaes, existe um Protocolo de Atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é formado pelas Unidades de Suporte Básico (USB) e pelas Unidades de Suporte Avançado (USA) ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. As Unidades de Suporte Básico atendem aos casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida, enquanto as USAs assistem os casos de maior gravidade como (salvamento de vítimas de doenças cardiovasculares graves – infarto e arritmia).
Em Lages, as Unidades de Suporte Básico (USB) são formadas por colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde. A USB é composta por funcionários da ambulância – técnico de enfermagem e motorista socorrista e é responsabilidade do Município, a quem cabe o gerenciamento de recursos materiais, humanos e ambulâncias. A USA, composta por médico, enfermeiro e socorrista, é responsabilidade do Estado, através da Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), uma associação civil de natureza filantrópica. O município de Lages conta com duas ambulâncias de USB e uma de USA.
Na USB são quatro profissionais (socorrista e técnico de enfermagem), pois são duas ambulâncias (dois para cada uma), atuantes em turnos de 12 horas. Já na USA são três profissionais por turno de 12 horas – médico, enfermeiro e socorrista. São dois médicos por plantão, ou seja, um para a USA e outro para a Central de Regulação.
Em média são atendidas aproximadamente 12 ocorrências pela manhã, número que aumenta à tarde se estendendo até a meia-noite. Cabe ao Samu atendimento de urgência e emergência à população em situação de risco iminente à vida. Os acidentes de trânsito são responsáveis por grande parte dos atendimentos. Mas há também pacientes vítimas de mau súbito, desacordados, com paradas cardiorrespiratórias de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Atendimentos do Samu e dos Bombeiros
Conforme o diretor do pronto-atendimento Tito Bianchini, Raphael Cascaes, existe um Protocolo de Atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros em que, segundo o documento, os casos de trauma, preferencialmente, devem ser atendidos pelos Bombeiros, e a parte clínica, pelo Samu, que oferece apoio mútuo aos Bombeiros e vice-versa, quando necessário.
O Protocolo foi revisado e está praticamente concluído, restando sua implantação. Entre as atribuições do Samu estão interceptações, transferências de pacientes do pronto-atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...