terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Deputado Gabriel Ribeiro se une ao movimento em favor da reabertura do parque



Autoridades, guias turísticos, empresários e representantes de entidades de classe foram a Câmara de Vereadores de Urubici, ontem (10) à noite, reivindicar a reabertura do Parque Nacional de São Joaquim. O ecoturismo foi suspenso por determinação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), causando prejuízos a economia local. O relatório aponta que a “visitação desordenada tem causado degradação ambiental e impactos significativos em áreas frágeis”. Porém, a promotoria de justiça afirma que jamais recebeu qualquer denúncia relacionada a danos ambientais ocasionados pela exploração comercial do local.

O movimento em favor da reabertura do parque está sendo liderado pelo Instituo Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza (Isecon). O deputado estadual Gabriel Ribeiro abraçou a causa, e tentará revogar a determinação do ICMBio. “O turismo alavancou o desenvolvimento dos municípios abrangidos pelo parque, e a suspenção do ecoturismo é um retrocesso. Vamos procurar os órgãos competentes para buscar uma solução rápida e sustentável”, disse o deputado.

A criação de um plano de manejo que permita a exploração da área é defendida por todos. Porém, o ICMBio pretende reabrir o parque somente após a aprovação do plano, enquanto o Isecon pede que as visitações não sejam suspensas no período de elaboração do documento.

O parque nacional de São Joaquim tem 49 mil hectares, abrangendo os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Orleans e Grão Pará. Os cartões postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...