terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Coruja propõe reaproveitamento da água da chuva em prédios públicos do Estado



O deputado Fernando Coruja (PMDB-SC), apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a implantação de um Sistema de Reaproveitamento da Água da Chuva, para utilização, não potável, nos prédios públicos da administração direta e indireta do Estado de Santa Catarina.
A água captada servirá para todas as formas de uso que não envolvam o consumo direto por seres humanos, tais como lavagem de calçadas, pátios ou pisos, veículos e para uso em descargas de vasos sanitários e irrigação de jardins.
Coruja justificou o projeto dizendo que "estamos diante de uma crise sem precedentes no abastecimento de água em algumas regiões do país. E enquanto esperamos a criação de uma política específica para a questão da água em Santa Catarina, sugiro a prática de medidas capazes de diminuir o consumo, a curto prazo".
O deputado observa que a presente falta de água é agravada pela cultura do desperdício que ainda predomina entre nós. "Diariamente, milhões de litros de água tratada são desperdiçados em usos que poderiam muito bem ser substituídos pela água reaproveitada".  
Na opinião de Coruja, cabe ao Estado, por meio de sua administração direta e indireta, iniciar uma ação efetiva, de modo a reverter esse quadro de desperdício que agride o meio ambiente e ameaça a própria sobrevivência no planeta.  
"Acreditamos, portanto, que a implantação do presente Sistema de Reaproveitamento da Água de Chuva ajudará a, pelo menos, prevenir situações como a ora observada no São Paulo. Além de evitar a sobrecarga do sistema de tratamento e distribuição de água, o sistema que estamos propondo servirá para trazer economia significativa aos cofres públicos, na medida em que dará fim à utilização desnecessária de água nos prédios da administração estadual".concluiu.
   






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...