quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Alunos do Câmpus Lages são selecionados para intercâmbio em Portugal


Para participar da seleção, os interessados escolhiam três dos projetos de pesquisa de instituições estrangeiras descritos nos anexos dos editais, de acordo com a ordem de preferência. Para os alunos de cursos técnicos, havia a possibilidade de atuação em Portugal e na Alemanha. “Escolhemos um projeto do Instituto Politécnico do Porto (IPP) que pesquisa sobre a transformação de instrumentos musicais em tecnologia, que tinha mais a ver com nossa área (informática)”, disse Alan.

Os alunos embarcam em fevereiro de 2015 para três meses de pesquisa e execução do projeto. Eles receberão auxílio para a viagem (passagem aérea) e custeios com alimentação e hospedagem em Porto, Portugal. “Só falta conseguir um lugar para morar. Estamos nos comunicando por e-mail com o setor que cuida dos alojamentos da instituição sobre a possibilidade de ficarmos lá”, explica Adriano, que já é formado em Técnico em Biotecnologia, também no Câmpus Lages.

A seleção foi feita usando como critérios o índice acadêmico (notas), o desempenho em participação científica e a proficiência em língua inglesa. “Foi uma surpresa a aprovação dos dois. Estávamos confiantes, pois as notas estavam com conceito “E” (excelente) e nosso currículo estava bem preenchido com participação em diversos projetos e eventos científicos. Contudo, achávamos que apenas um dos dois seria selecionado”, completa Alan.

De São Paulo para Lages em busca de qualificação

Os irmãos são naturais de São Paulo. O primeiro a chegar foi Adriano, que foi aprovado no processo seletivo para o curso Técnico em Biotecnologia. Após o término do curso, ele indicou o IFSC ao irmão, devido à qualidade da estrutura encontrada no câmpus. Hoje, os dois cursam o segundo módulo do Técnico em Informática no Câmpus Lages. Alan criou uma página no facebook onde fará um diário da viagem, relatando as experiências vividas em Portugal.

“Esse intercâmbio foi possível graças ao interesse dos alunos que já no começo do curso procuraram projetos de pesquisa. Essa oportunidade tende a estimular a formação de recursos humanos para as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Os alunos terão a possibilidade de aprender técnicas e métodos de utilizados por pesquisadores locais qualificados, além de conhecer outra cultura, saindo da rotina a qual estão acostumados”, destaca o coordenador de Pesquisa e Inovação do Câmpus Lages, Juliano Lucas Gonçalves. Ele reforça ainda que o aprendizado adquirido pelos alunos deverá ser socializado com os servidores e, principalmente, “servirá de motivação para que outros alunos do câmpus vislumbrem oportunidades como essa, possibilitando o seu crescimento pessoal e profissional”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...