terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Slow food é foco de capacitação para profissionais de restaurantes


Truta com legumes salteados e molho de butiá, nhoque de pinhão, ceviche de vieira e doce de banana com brigadeiro de erva-mate foram as receitas apresentadas e saboreadas na noite desta segunda-feira

As atividades promovidas pela Fundação Cultural de Lages (FCL) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae) têm o objetivo de capacitar os profissionais dos estabelecimentos gastronômicos com foco no slow food. Nesta segunda-feira (8), o chef Fabiano Gregório, de Florianópolis, foi o convidado e nesta terça é vez de Tanea Romão, de Tiradentes, Minas Gerais, conversar com os participantes. O evento integra a programação do Festival Sabores de Lages e tem o apoio da Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc).
Formado em gastronomia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, Fabiano repassou conceitos do movimento internacional que prima pela boa gastronomia. À noite houve bate-papo sobre cultura e gastronomia e um jantar com os pratos estudados e preparados durante a tarde. Truta com legumes salteados e molho de butiá, nhoque de pinhão, ceviche de vieira e doce de banana com brigadeiro de erva-mate foram as receitas apresentadas e saboreadas.
O slow food é forma de alimentação que defende a importância de comer bem e devagar para poder apreciar uma comida bem elaborada e também o momento da refeição. A descoberta e educação dos sabores diferentes e a promoção dos restaurantes de comidas típicas regionais são também o foco.
A Arca do Gosto é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais.  Entre os 45 produtos catalogados do Brasil está o pinhão. “A cozinha é fascinaste porque se agrega conhecimento e proporciona uma troca de experiências”, diz.

Entre os melhores restaurantes do Brasil
A chef Tanea Romão é proprietária do restaurante Kitanda Brasil, escolhido pela revista Quatro Rodas como um dos 50 melhores do país. As atividades com Tanea nesta terça começam às 14h na cozinha da Fiesc. Às 19h30min tem uma troca de experiências e depois um jantar com as receitas elaboradas na atividade prática e que utilizam produtos regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...