quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Prefeitura inicia operação de recolhimento de telhas

Os primeiros bairros beneficiados com a ação é o Petrópolis, Coral, Bom Jesus, Brusque, Morro Grande, Várzea, Popular e Habitação

Começou nesta quarta-feira (26) o mutirão de limpeza da cidade, com recolhimento de telhas deixadas pelas calçadas, pelos moradores, após o temporal de granizo do dia 13 de outubro. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos estão realizando uma verdadeira força-tarefa, com esforços concentrados, para que até o fim do ano a cidade esteja recuperada. As ações estão sendo intensificadas durante três dias, até sexta-feira (28), mas os trabalhos iniciaram gradualmente há algumas semanas.
Cerca de 300 caçambas com resíduos de telhas já foram recolhidas e a estimativa é de que até o fim da operação outras 700 estejam no cronograma. A decisão tomada pelo prefeito Elizeu Mattos, de que a própria municipalidade realizaria o serviço, é porque não teria recursos disponíveis para a contratação de empresa terceirizada. E, principalmente nos bairros carentes, a população não conseguiria solicitar serviço de papa-entulhos particulares.

Onde teve início
Os primeiros bairros beneficiados com a ação é o Petrópolis, Coral, Bom Jesus, Brusque, Morro Grande, Várzea, Popular e Habitação. Foram disponibilizadas pelas Secretarias de Infraestrutura e de Agricultura e Pesca três caçambas e uma retroescavadeira. O trabalho manual exige muito cuidado, considerando que os resíduos das telhas de fibrocimento causam danos à saúde. Todos os colaboradores receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI), contendo luvas e máscaras adequadas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, a população tem correspondido ao chamamento do poder público e colaborado com a limpeza. Muitas famílias com melhor poder aquisitivo contrataram serviço especializado para o recolhimento dos entulhos. “Essa é uma iniciativa muito bacana dos moradores, mas ainda tem muita telha a ser recolhida pelos bairros. Mas uma de nossas dificuldades é que alguns moradores aproveitam a situação e deixam em frente à suas casas entulhos, móveis velhos e outros materiais, que não devem ser recolhidos, pois nosso foco é somente a telha”, argumenta.

Iniciativa aprovada
A moradora da rua Humberto de Campos, no Coral, Gilda Marta Floriani, e os vizinhos, estavam programando um rateio das despesas para o recolhimento dos resíduos através de serviço particular, mas foram surpreendidos com as equipes da prefeitura durante a ação, que chegaram à sua residência logo pela manhã. “A administração municipal está de parabéns pela iniciativa. Grande parte dos atingidos não teriam condições de arcar com a despesa”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...