segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mais de cem mil pessoas são vacinadas contra a Hepatite B em Santa Catarina

Durante a Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais, realizada em julho, Santa Catarina vacinou 113.725 pessoas contra a Hepatite B. Mesmo com o fim da campanha, a vacina e os testes rápidos de diagnóstico das Hepatites B e C continuam disponíveis nos postos de saúde. “Nosso objetivo com a mobilização era conscientizar a população sobre formas de prevenção contra as Hepatites Virais e também mostrar os benefícios da vacina e do teste rápido,” avalia o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário.
Das pessoas que foram vacinadas, 89,4% (101.758) tomaram a primeira dose; 5,2% (5.948) tomaram a segunda; e 0,4% (488) receberam a terceira. A gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, reforça que a imunização contra a Hepatite B é feita em três doses. “Quem tomou a vacina deve ficar atento. A segunda dose deve ser aplicada um mês após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira. A pessoa só fica imunizada contra a Hepatite B depois de tomar as três doses da vacina”, relembra a gerente. Não existe vacina contra a Hepatite C.
A vacina contra Hepatite B está disponível para crianças a partir do primeiro ano de idade e para jovens e adultos até 49 anos, sendo que todos devem receber as três doses. Pessoas dos grupos vulneráveis - gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores - também devem tomar a vacina, independente da idade.
Para as crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra Hepatite B ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses), que além de proteger contra a doença, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.
Os testes rápidos de Hepatite B e C também continuam disponíveis nos postos de saúde. Para a realização, é necessária apenas uma gota de sangue. Ele é um exame de triagem, o paciente que apresentar resultado positivo será encaminhado para a realização de exames que confirmarão o diagnóstico. A responsável pelo setor de Hepatites Virais, Simone Bittencourt, recomenda que a população procure uma unidade de saúde da sua região para maiores informações. O tratamento das hepatites virais está disponível gratuitamente no Sistema único de Saúde (SUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...