sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vigilância Epidemiológica: Meninas que ainda não receberam vacina precisam se imunizar contra HPV

O Papiloma Vírus Humano está relacionado ao câncer do colo do útero
Garotas que completaram ou estão completando 11 anos, e que tenham até 14 anos incompletos, e ainda não procuraram uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Sala de Vacinação, na Vigilância Epidemiológica, ao lado da Secretaria de Saúde, devem fazê-lo para tomar a vacina de imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), relacionado ao câncer do colo do útero. A dose está permanentemente disponível nas Unidades de Saúde e na Vigilância.
A segunda dose será aplicada em setembro, pois a primeira, que deve ocorrer seis meses antes, aconteceu em março deste ano, sendo que 4.124 meninas foram vacinadas nesta primeira etapa. A terceira dose deverá ser aplicada cinco anos após a primeira. A vacina é quadrivalente, ou seja, utilizada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), conforme a gerente da Vigilância Epidemiológica, Márcia Espíndola.
O 16 e 18 respondem por 70% dos casos de câncer. O imunobiológico para prevenção é seguro e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, logo, não tiveram nenhum contato com o vírus. A partir de 2015 o Ministério da Saúde estenderá a imunização para garotas entre os 9 e 11 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é responsável por 95% dos casos de câncer do colo do útero, apresentando a segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama. O HPV infecta a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
Legenda: Márcia Espíndola diz que o público-alvo são garotas que estão completando 11 anos até os 14 incompletos (Foto: Cao Ghiorzi)
______________________________________________
 

Os temas explorados foram 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...