segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Hoje é o dia mais triste do ano, indica pesquisador britânico

Você está se sentido um tanto triste nesta segunda? Segundo um psicólogo britânico, isso pode ser apenas uma consequência do efeito "Blue Monday", o dia mais triste do ano.
O pesquisador Cliff Arnall, ex-acadêmico da Universidade de Cardiff, no País de Gales, divulgou em 2005 uma fórmula para calcular a "segunda-feira deprê". O dia 20 de janeiro é resultado de um cálculo que inclui as dívidas acumuladas no final de ano, o tempo ruim, o retorno ao trabalho depois das férias, volta às aulas das crianças, o fracasso das resoluções de final de ano e o dia da semana, de acordo com informações daBBC Brasil. 

Entretanto, de acordo com o jornal britânico The Guardian, o "Blue Monday" não passa de um ação de marketing de uma empresa de turismo. A pesquisa do psicólogo não teria embasamento científico e foi feita por encomenda do anunciante. O estudo não foi publicado em nenhum veículo acadêmico, o que o torna mais suspeito. A estratégia da empresa seria estimular os clientes a viajar para espantar a tristeza.

Científica ou não, segundo a equação do psicólogo, a segunda-feira mais triste do ano é normalmente na última semana cheia do mês de janeiro.
A fórmula de Arnall também calcula o dia mais feliz do ano: a última sexta feira do mês de junho. Fatores como o bom tempo (junho marca o início do verão europeu) e a chegada das férias, que aumentam as atividades ao ar livre e a exposição ao sol, explicariam a data. Seguindo a previsão do psicólogo, neste ano o dia 27 de junho deverá ser o mais feliz para os britânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...